O trabalho com o sofrimento da mudança interna e externa, funciona como uma medida preventiva diante das aflições mentais. Quando nós começamos a praticar a meditação, o Darma, podemos ter as oscilações samsáricas além do comum. Geralmente, essa sensação vem acompanhada por uma euforia como fazer mil coisas em relação aos ensinamentos – e postergar a prática, como ela é – ou sentir um desânimo. Pois, acabamos nos perdendo na imensa maioria do volume de informação disponível, é como tentar comer uma refeição sem mastigar bem.
Qual o objetivo de trabalharmos com o sofrimento da mudança interna e externa? É irmos ao encontro das estruturas de apego que sustentamos de modo inconsciente. Aqui, trabalharemos com o sofrimento da mudança interna e externa na abordagem dos quatro pensamentos que transformam a mente.
Nesse episódio, desvendaremos a maneira correta de olharmos para os ensinamentos: agora é o momento perfeito de trabalhar com o que aparecer, vemos riqueza onde antes havia queixa. Patrul Rinpoche diz que se não observarmos com cuidado, o que estamos chamando de felicidade, nada mais é do que uma alegria aparente. Ir além das descrições e transformar essas indicações em um caminho rumo a lucidez, é o trabalho com o sofrimento da mudança interna e externa.
Ouça agora o podcast “O trabalho com o sofrimento da mudança interna e externa”