“Como domar a mente?” é uma série composta por trechos de ensinamentos transcritos na passagem de S.E. Gyeltshen Tulku Rinpoche, no Centro Gyare Druk Recife, de 19 a 21 de julho de 2019. Os textos são uma compilação pessoal sobre o tema abordado – o Mahamudra da mente – e serve apenas como um apoio e incentivo à prática de meditação, em especial, no contexto do Darma.
Que muitos seres possam se beneficiar!
Sobre Gyeltshen Tulku Rinpoche
Sua eminência Gyeltshen Tulku Rinpoche nasceu em Trashiyangtse, Butão, em 1953. O Rinpoche recebeu ensinamentos e bênçãos de muitos lamas espirituais realizados em vários ensinamentos budistas.
Dominar completamente a própria mente.
- Durante o caminho nós poderemos dominar os pensamentos e os próprios estados mentais;
- Isso é através do meditar, se familiarizar com a própria mente;
- Não só nós dependemos dos estados mentais não virtuosos e virtuosos;
- Quando você é capaz de repousar no seu estado natural da mente, simplesmente descansando e repousando no seu estado natural, isso é favorável;
- Começamos a nos desprender dos estados mentais tanto superiores quanto inferiores;
Qual o papel dos ensinamentos?
- Quando vocês escutam os ensinamentos, isso se torna um conhecimento teórico para vocês: o que é, como, o que fazer, etc. Encontramos isso nos aspectos de visão, meditação e ação.; Isso nós chamamos de conhecimento teórico;
- Onde quer que os ensinamentos e aqueles que escutam os ensinamentos estejam presentes, ali estará o Darma;
O que é um verdadeiro praticante?
- É aquele que escuta os ensinamentos de um mestre e passa a praticar de acordo com a visão, meditação e ação;
- Isso é equivalente para os três veículos. No mantra secreto, em especial, os praticantes que assim seguem são chamados de detentores de visão;
- Os seres sencientes estão inconcientes de que a própria felicidade depende daquilo que nutrimos na mente. Portanto, se você souber como lidar com isso, seremos capazes de realmente sermos felizes;
- É de grande e de extrema importância que aqueles que têm conhecimento do Darma ensinem aqueles que não têm acesso ao Darma;
- Em tempos onde o Darma está em degenerescência simplesmente falar em uma palavra do Darma gera um campo incontável de méritos;
- A primeira coisa que devemos fazer, de acordo com os ensinamentos budistas, é identificar os estados mentais nocivos, depois reforçar os estados mentais virtuosos. Quando temos fé ou confiança nas três jóias é natural que você não tenha interesse e não queira praticá-los (três venenos e ações não-virtuosas);
Impermanência
- O segundo estado mental salubre é reconhecimento da impermanência. É o estado mental do desprendimento e da renúncia [espírito de emergência, bodicita]. Se você não fizer isso, não terá como avançar no Darma.
- Se você reconhece a impermanência, não significa que você deixa de experimentar as coisas da vida;
Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.