6 dicas de livros para entender as 4 nobres verdades

6-dicas-de-livros-para-entender-as-4-nobres-verdades
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por que compreender as 4 nobres verdades?

Porque esse conjunto de ensinamentos e práticas nos ajuda a entender o sofrimento, a insatisfação recorrente e como superar esse processo cíclico e doloroso.

Dentro disso, entendemos também o controle que supomos ter sobre as situações e as pessoas, ele é volátil. Afinal, muitas ações e conexões funcionam além das nossas vontades e expectativas.

Como haveria espaço para o controle e aflição mental, se você olha sua vida com gentileza e profundidade? Existe graça e ternura em caminhar com a vida sem exagerar ou negar que ela aconteça?

Com as 4 nobres verdades, entendemos que não somos o sofrimento, nem as nossas dores e tão pouco as nossas angústias. Somos criadores de horizontes: alguns mais estreitos, outros mais amplos. Esse lugar interno e silencioso, que constrói, mas não se engana a respeito disso, sustenta e dissolve as experiências com lucidez.

Nós somos maiores que qualquer rótulo que damos a nós mesmos e aos outros. Basta ter olhos para ver.

Já imaginou ter uma fonte de segurança para quando as coisas saírem do eixo? As 4 nobres verdades também aborda o tema da meditação. É crucial olhar para dentro. Assim, geramos estabilidade e compreendemos as bolhas de realidade com clareza e precisão.

Entender a nossa verdadeira face além das histórias duvidosas que contamos, descortina a realidade ao nosso redor é o maior investimento a ser feito. As 4 nobres verdades do budismo são o fundamento de todas as escolas budistas.

Abaixo, indico 6 dicas de livros sobre o tema das 4 nobres verdades. Eles seguem uma sequência arbitrária, apenas para exemplificar os livros.

Divirta-se! Bons estudos e práticas.

Que muitos possam se beneficiar!


Inscreva-se para receber os informativos gratuitos da Roda do Darma por e-mail .




6 dicas de livros sobre as 4 nobres verdades



A roda da vida: Como caminho para a lucidez 

roda-da-vida

Nesse livro, o Lama Padma Samten levanta a questão de como criamos, perpetuamos e dissipamos as causas do sofrimento, da insatisfação e angústias diárias.

Contemplamos minuciosamente a forma usual de atribuir solidez aos nossos problemas, as identidades, os planejamentos, propósitos, metas pessoais. Naturalmente, apontamos o caminho de saída desse processo viciante de altos e baixos – a roda da vida ou samsara – com o olhar de Prajnaparamita

As 4 Nobres Verdades do Budismo e o Caminho da Libertação

4-nobres-verdades

Chögyam Trungpa, uma dos maiores professores do budismo de todos os tempos, analisa as 4 Nobres Verdades, enfatizando sua relevância além da compreensão intelectual dos ensinamentos com a sua aplicação prática, a fim de evitarmos o sofrimento.

Essa é uma introdução ideal a esse tema fundamental dentro do budismo, tanto para o iniciante como para iniciados, em busca de uma compreensão mais profunda dos ensinamentos budistas.

A Essência dos ensinamentos de Buda: Transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação

a-essencia-dos-ensinamentos-de-buda

O reverenciado mestre Zen Thich Nhat Hanh nos apresenta o cerne dos ensinamentos budistas e nos mostra que, além de acessíveis, esses ensinamentos podem ser aplicados no dia a dia. 

Com uma abordagem clara e poética, uma sabedoria confortante sobre a natureza do sofrimento e do papel que a sabedoria desempenha de gerar compaixão, amor e alegria – todas qualidades da iluminação. 

Aborda os ensinamentos das 4 Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo, de maneira muito significativa. Além de comentar assuntos complementares ao tema.

O Sofrimento É Opcional

Monja Coen nos faz um convite com esse livro: vamos olhar para dentro? 

Mesmo que o livro seja indicado para quem deseja aprofundar o tema da depressão, os ensinamentos estão organizados de modo que possamos lidar com as angústias do dia a dia.

Pensar sobre o essencial, sobre a atenção ao momento presente e até mesmo sugestões para fazer isso acontecer sem precisar nos ausentar da nossa rotina.

Mesmo que você não esteja em estado depressivo, o livro possui diversos ensinamentos importantes para atravessar as dificuldades que impomos a nós mesmos na jornada da vida. Relembrar as práticas essenciais para o equilíbrio e a consciência de uma vida plena. 

The Four Noble Truths (Apenas em em inglês)

As 4 nobres verdades são o coração dos ensinamentos do Darma. São elas: a verdade do sofrimento, a verdade da origem do sofrimento, sua cessação e o caminho que conduz a extinção do sofrimento. S.S. Dalai Lama além de elucidar esses ensinamentos, explica também a importância da compaixão relativa e absoluta.

Nas próprias palavras de S.S. Dalai Lama:

“Sempre que tenho a oportunidade de apresentar o budismo, sempre faço questão de explicar o budismo em termos de dois princípios. Um é o desenvolvimento da compreensão da natureza interdependente da realidade. E o segundo princípio é a da não-violência, que é a ação real de um praticante budista e que deriva dessa visão da natureza interdependente da realidade.”

PS: Na verdade, eu iria recomentar o livro Simple Path, de S.S. Dalai Lama. Porém, ele está fora de edição e seu valor está acima da média… De qualquer forma, ambos os livros são completos quanto a abordagem das 4 nobres verdades.

O Nobre Caminho Óctuplo: O caminho para o fim do sofrimento

As 4 nobres verdades e o nobre Caminho Óctuplo é o centro da prática budista, o medicamento que o Buddha ensinou para uma humanidade sofredora com a dor do sofrimento, da angústia e do ódio.

O Nobre Caminho Óctuplo é o fundamento de todas as escolas e linhagens budistas, e neste livro o autor busca explicar os oito fatores desse caminho de uma maneira extremamente didática e abrangente.


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.



Participe!

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *