7 livros budistas para lidar com o medo

lidar com o medo
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Como lidar com o medo? Esse é um tema abordado com muita profundidade pelo budismo.

Simplificar esse assunto dentro do contexto de regras de comportamento é algo muito pequeno dentro do que pode ser oferecido sobre como lidar com o medo.

A partir das técnicas propostas nessa lista, você será capaz de trabalhar com a mente e o reconhecimento do medo passará a ser o ponto de mudança para viver com mais dignidade.

Seguem 7 dicas de livros sobre como lidar com o medo no budismo. São uma sequência arbitrária, apenas para organizar os livros para você.

Bons estudos e práticas. Que muitos possam se beneficiar!

1 – Sorria para o medo

Muitos de nós, nem sequer percebermos, somos dominados pelo medo. 

Podemos ter consciência de alguns de nossos medos — talvez tenhamos medo de falar em público, de passar por dificuldades financeiras, ou de perder o ser amado. 

Mas neste livro o mestre de meditação Chögyam Trungpa mostra-nos que a maioria de nós sofre com um tipo de medo muito mais generalizado: o medo de nós mesmos. 

2 – Medo: Sabedoria indispensável para transpor a tempestade

A obra traz comentários, mentalizações e práticas preciosas para quem deseja viver melhor com seu medo por meio da visão do budismo.

O autor diz que é muito importante libertar-se do medo do passado e do futuro, e que estar presente aqui e agora, respirando, é um milagre. Além dos ensinamentos, o livro traz também uma série de exercícios para colocar em prática o que foi aprendido.

3 – Os lugares que nos assustam 

Na maioria das vezes, tentamos nos proteger através da raiva, do ciúme, da inveja, da arrogância e do orgulho, mas não conseguimos vencer a incerteza e o medo com essas barreiras. Temos que aprender a nos relacionar com o desconforto usando outras ferramentas, como a bondade e a compaixão.

Neste livro, a monja budista Pema Chödrön nos ensina a confrontar nossos medos e dificuldades através de práticas poderosas que vão nos apoiar e inspirar nos bons e maus momentos e despertar uma coragem e sabedoria que nem imaginávamos possuir.

4 – Um Coração sem Medo

Unindo as mais recentes pesquisas científicas aos tradicionais conhecimentos da filosofia budista, Thupten Jinpa apresenta as técnicas contemplativas – como a meditação baseada na atenção plena – não como uma prática espiritual, mas como uma série de exercícios capazes de aumentar o bem-estar mental e emocional.

Com orientações simples para implementar na vida diária e repleto de histórias inspiradoras, este livro nos estimula a treinar o músculo da compaixão para aliviar o estresse, combater a depressão, facilitar a conquista de nossos objetivos e melhorar nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o mundo à nossa volta.


Inscreva-se para receber os informativos gratuitos da Roda do Darma por e-mail .



5 – À Beira do Abismo.

Contando as experiências de cuidadores, ativistas, humanitários, políticos, pais e professores, corporificando a sabedoria das tradições Zen e as práticas de atenção plena, e enraizado na pesquisa inovadora de Halifax sobre compaixão.

6 – Serenando a mente: O olhar budista sobre o medo e o terrorismo 

Este livro aborda a dramática e essencial questão da violência e do terrorismo, como também do medo e do sentimento de vingança que provocam.

7 – Aceitação radical: Como despertar o amor que cura o medo e a vergonha dentro de nós

Psicóloga e professora de meditação mundialmente reconhecida, Tara Brach nos ajuda a enxergar com clareza o que está acontecendo dentro de nós e a acolher o que vemos com um coração generoso.

Aceitação Radical não significa resignação ou permissividade. Pelo contrário, ela promove a mudança genuína ao curar o medo e a vergonha, ajudando a construir relacionamentos autênticos.



Participe!

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *