As 6 Paramitas (perfeições) por Tai Situ Rinpoche

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Tempo estimado de leitura: 7 minutos

6 paramitas: como você pode andar pelo caminho do bodisatva com alegria, confiança e abertura?

Aqui temos uma visão geral do caminho do bodisatva e a aspiração de orientar todos os seres sencientes para alcançar sua natureza desperta e outras práticas dentro do treinamento bodisatva.

Este é um resumo do webinar “A Essência do Caminho do Bodhisattva” realizado em 12/02/2022 com Sua Eminência Tai Situ Rinpoche.

Deve ser usado como texto de apoio e apenas para estudo pessoal. Não é um documento oficial do evento.

Quando você tem compaixão, a compaixão de um bodisatva para com todos os seres sencientes, a razão de você ter bodhicitta para com todos os seres sencientes é por causa de sua alegria, não por causa de sua tristeza.

~ Tai Situ Rinpoche

Amar, servir e ajudar com as 6 paramitas

  • O segundo giro da Roda do Darma, envolve todos os Sutras e são elaborados nas 6 paramitas.
  • Nós precisamos entender a Bodicita e para tal, precisamos entender Sunyata. Sua intenção, motivação e como atingir isso. Sunyata significa vacuidade, mas não significa vazio, vácuo.
  • Ainda que a felicidade seja subjetiva, todos temos medo de nos ferirmos, da insegurança e assim por diante.
  • A vida como um ser humano é impermanente. Dessa forma as situações da vida são impermanentes, na medida que vamos andando, vemos que somos diferentes. Mas, todos desejam ser felizes e não desejam sofrer. Temos isso em comum, mas a forma como cada um deseja encontrar a felicidade é diverso. A interdependência é a manifestação absoluta.
  • Quando você pratica bodicita, para atingir o estado búdico, existem várias formas de se praticar e de se atingir esse caminho.
  • Todos esses métodos podem ser resumidos nas 6 paramitas. Elas são práticas enfatizadas nos ensinamentos Mahayana.

As 6 perfeições

(1) Generosidade

Nós entendemos generosidade como a capacidade física, material, conhecimento mental, todo mundo tem capacidades diferentes em momentos diferentes da nossa vida. Mas, nós não deveríamos nos agarrar a elas.

Quando nos apegamos a algo, nós ficamos obcecados e neuroticamente apegados. Quando tomamos um remédio em excesso, podemos ficar neuróticos e obsessivos com isso. A generosidade aqui é desapegar, compartilhar com os outros, isso é muito importante.

A generosidade pode ser:

  • Generosidade material — comida, abrigo, roupas. Dar abrigo, dar coisas materiais de uma forma consciente e eficiente.
  • Generosidade como oferecimento de proteção — Existem certos seres sencientes que têm medo. Oferecemos abrigos aos animais, por exemplo. Esses animais estão sendo protegidos do que possa fazer mal para eles, a partir de qualquer ação que possa fazer mal a eles. A proteção em relação ao medo possui muitos níveis.
  • A generosidade mais profunda é a generosidade da sabedoria — No fim das contas, antes de tudo, todos os seres sencientes, nós temos esse medo ou esse sofrimento porque somos ignorantes sobre como lidar com a nossa vida ou como lidar com o entorno da nossa vida.

Aqueles que nasceram em circunstâncias muito difíceis, não é ignorância deles nesta vida, mas no passado, devido a algumas situações, causas e condições, foram levados a esses ambientes e circunstâncias.

Todo o nosso sofrimento não acontece porque queremos sofrer, portanto, causas e condições do nosso sofrimento se instalam, mesmo sem que nós queiramos sofrer inteiramente. Isso é ignorância, o auto-apego.

A generosidade mais elevada é fazer alguém que não tem esse discernimento saber disso. Uma pessoa que ficou tão desesperada quanto a algo abusivo, esta se torna abusiva quanto ao seu próprio ser. Então, você explica tudo dentro do seu possível para que essa pessoa possa aprender a ter esse discernimento.

Porque essa generosidade é a mais elevada? Por exemplo, se eu dou comida para uma pessoa, ela vai ter fome depois. Agora, se você der comida e sabedoria para essa pessoa, ela vai conseguir ter autonomia na vida.

Oferecer coisas é algo, é maravilhoso. Mas, a definição de oferecer, é dar ensinamento aos outros como se eles soubessem muito pouco ou quase nada sobre quem são.

Moralidade ou Ética

Algo que faz alguém feliz, não significa que essa felicidade é boa para esse ser. Ajudar alguém como viciados em drogas, em jogos, para superar os seus vícios, por exemplo. Na maioria das vezes, esses vícios trazem prejuízo. Então, estamos fazendo coisas que agora estão nos alegrando, e em seguida, vamos nos tornar miseráveis.

Moralidade, em resumo, é não fazer aquilo que você não deveria estar fazendo: causar sofrimento para você e os outros. É praticar tudo que esteja ao seu alcance para superar as causas e condições do sofrimento. E isso também deve ser dedicado e compartilhado, ou seja, a motivação de trazer benefícios é para o benefício dos seres.

Quando você se torna uma pessoa amadurecida, você não é perturbado e nem abalado pelas situações e acontecimentos externos. Você é capaz de manter a sua sanidade, o seu bem-estar. Você vai progredir progressivamente.

Quando uma pessoa, faz uma ação intencional ou não, para você, você enxerga que a outra pessoa faz isso a partir da ignorância, então a partir da motivação pura, você se dá conta de que o caminho do outro será obstaculizado pela ignorância quanto a sua motivação.

Paciência

Pode ser que outra pessoa aprenda com você. Quando você está ali de forma sincera, está ali e testemunha os defeitos dos outros, eles podem ter o que chamamos de bênção, um efeito positivo, para que essa pessoa se torne alguém melhor em seu ser.

Não reagir com ações negativas em relação aos outros seres é a primeira atitude como paciência. Qualquer negatividade que aconteça com você, que seja causada pelas ações de outra pessoa, se você conhece bem o carma, ótimo!

Por exemplo, se houver uma avalanche, se você ficar neurótico, histérico, você está naquele lugar e nesse momento você precisa superar aquilo. Se estiver impaciente não conseguirá fazer isso. Ao mesmo tempo, ao lidar com uma outra pessoa, você também vai tentar ajudar essas outras pessoas. É assim que você supera as situações negativas.

Você poderia fazer a seguinte aspiração:

“Que eu possa sofrer esse tipo de sofrimento, que todos os outros seres que estão nessa situação possam superar essa situação, essa dor.”

A partir desse primeiro momento, você se dá conta de que algo de bom ou ruim acontece e você sabe que precisa manter a clareza e a lucidez. Você não deveria se sentir sobrecarregado pela empolgação, euforia; O sucesso e a fama não vai manter tudo em paz. Quando você perde esse sucesso, você não se abala diante do que acontece. Então, nada será capaz de poder fazer você perder a sabedoria.

Você fica claramente maduro, amadurecido.


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Diligência ou Energia Constante

Quando envolvidos em alguma tarefa ou prática, nós precisamos ser capazes de continuar e concluir aquilo. O que está para ser amadurecido, as qualidades de sabedoria, o que está para nascer a partir disso, é crucial.

O conhecimento pequeno a respeito das coisas é perigoso e a partir do momento em que eu sinto orgulho, isso é um problema. Diligência não é orgulho.

A continuação da diligência é você discernir bem o que atingiu, você tem que continuar. Sempre há espaço para mais amadurecimento. Sempre há espaço para amadurecer. Essa é a continuação desse desenvolvimento traduzido como diligência ou energia constante.

Tudo que você digeriu, amadureceu, tudo que surgiu até agora é para ser oferecido aos seres sencientes. Dessa forma, surge um propósito. Generosidade, moralidade, paciência e diligência são meios para oferecer aos outros.

Concentração/Dyana

Seja lá o que estivermos praticando, nós nos acostumamos com aquilo. Nós nos acostumamos bastante e sentimos que estamos, de certa forma, estáveis. Somos capazes de manter e atingir a concentração a partir da meditação.

Ao mesmo tempo, você também é capaz de ficar ali sentado e não ter clareza alguma. Você pode estar ali sentado. Você não tem consciência plena (lucidez) a respeito do que acontece em sua mente.

Quando somos capazes de acalmar os nossos pensamentos, percepções e o nosso corpo, essa sabedoria primordial é clara por si só.

É crucial ter uma mente estável. Então, todo tipo de resultados ou de evoluções acontecerão. Esse é o segundo aspecto da meditação.

O último aspecto da meditação é a sabedoria primordial em si. Ela vai se manifestar e será benéfica para todos os seres. Quando você realiza essa natureza, isso tem um efeito natural sobre os outros.

Sabedoria

Você reconhece a essência absoluta de tudo e de todos, de forma relativa e você também verá a essência absoluta de tudo e de todos, na essência absoluta. Em seguida, você se torna Sunyata. Você internaliza, você vê, você sente e por fim, você se torna isso em sua natureza.

Outros olhares sobre as 6 paramitas

“Paramita” significa completo. A definição de perfeição é bem clara, temos uma ordem: a generosidade precisa de moralidade, pois generosidade sem moralidade, se torna uma neurose. Por exemplo, eu posso tentar ser generoso e roubar de outra pessoa para isso. Tem um carma pesado nessa forma de relação. Desse modo, vamos vendo a interligação entre cada paramita.

Mesmo se você for um praticante Vajrayana, é importante entender e praticar cada “pedaço” de sabedoria, ou seja, as paramitas. Cada paramita se torna auto explicativa. Porque não começamos com a sabedoria (Prajna) primeiro?

Essa ordem importa, mas você também verá outras abordagens. É possível termos ordens diferentes também.

Por exemplo, no ensinamento do caminho gradual da iluminação, o ensinamento do primeiro imperador do Tibete, Songtsen Gampo, o contexto das 6 paramitas são explicadas de uma forma belíssima. Mas, não dessa forma que expliquei aqui.

É claro que ele não inventou nada. Ele se refere aos grandes ensinamentos do Buda, nos vários sutras e tudo mais. Quando você aprende sobre as 6 paramitas, você vai se deparar a partir dessa ordem explicada pelo imperador. Mas, isso não significa que essas paramitas estão erradas. Mas, há um motivo para tudo isso.

Primeiro, a sabedoria é saber de tudo de acordo com a projeção da sua mente. Ou seja, o que é fantástico para alguém é um nada para outro. Dessa forma, saber de tudo é como a mente do percebedor percebe a realidade. Contemplar isso, já é a primeira sabedoria.

A mente não tem uma entidade física, material. Portanto, você conhece a mente como não tendo uma entidade física. Ela é vazia dessa entidade física. Songtsen Gampo diz que Vacuidade é a grande mãe: Prajnaparamita. Essa vacuidade, a corporificação dessa vacuidade não é um nada, mas é a mãe de todos os Budas. Mãe de todos os Budas é o título de um certo tipo de ensinamentos chamado Prajnaparamita.

O que a paramita da generosidade significa? Significa que demos tudo até que não sobre mais nada? Errado. Quando nos tornamos a generosidade em si, essa paramita, aquilo que você dá e você que é o doador, tudo é não dualista. Isto está além da dualidade, não é assim: um mais um é igual a dois, não é isso.

Então, qual seria a diferença entre cada paramita? Pensar assim, é pensar errado. Uma paramita depende da outra. Uma paramita é a base para outra em si. Quando você entende uma delas, você entende todas elas profundamente. Dessa forma, cada uma delas está interconectada.

Que muitos possam se beneficiar!



Participe!

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

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