Como preparar a mente agitada para meditar?

como meditar
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Como preparar a mente agitada para meditar? Nyoshul Khen Rinpoche nos oferece algumas perguntas fundamentais que nos encurtam os caminhos possíveis para lidar com essa pergunta. Por ser um grande mestre em meditação, ele é capaz de sintetizar a prática em observações que abrem o coração de modo que o praticante ou aspirante à meditação sinta-se confiante e seguro para lidar com as turbulências internas.


Uma forma de preparar a mente antes de prestigiar qualquer ensinamento, é checar qual a nossa motivação por trás daquilo: 

a) Porque estamos vindo receber esses ensinamentos?

b) O que esperamos aprender no contato com o tema abordado?

c) Qual a nossa motivação para receber esses ensinamentos?

Até agora, devido a ignorância, nós estivemos vagueando desde tempos infindáveis em samsara. Nossa mente busca constantemente sustentar e projetar em direção as coisas externas. A natureza ilusória dos sonhos tem a mesma substancialidade da natureza diurna das experiências. Precisamos dissipar nossa delusão!

Conselho para preparar a mente para meditar

Nós não precisamos rejeitar os pensamentos, nós precisamos é transformá-los em Darma. Bodicita é o crescimento e desenvolvimento que favorece essa atitude iluminada.

O conceito de “crescimento” aqui é usado para ilustrar a passagem de uma mente estreita, uma atitude completamente estreita, focada principalmente em si mesma, para uma uma coração amoroso, cujo escopo instinttivamente é englobar a infinidade de seres sencientes.

A prática de Bodicita é a mais essencial das práticas. Ela é baseada na realização de que não há um único ser que não deseja se afastar do sofrimento e atingir a felicidade, assim como nós mesmos. 

Fonte: Natural Great Perfection: Dzogchen Teachings and Vajra Songs

Saiba mais

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *