Como preparar a mente agitada para meditar? O grande mestre de meditação Nyoshul Khen Rinpoche nos oferece algumas perguntas fundamentais que encurtam os caminhos possíveis diante dessa pergunta. Por ser um grande experiente, ele é capaz de sintetizar a experiência da prática em atalhos que abrem o coração. Assim, o praticante de meditação se sente confiante e seguro para lidar com as turbulências internas recorrentes sem medo.
Três dicas sobre como meditar mesmo com uma mente agitada
Uma forma de preparar a mente antes de prestigiar qualquer ensinamento, é checar qual a nossa motivação por trás daquilo:
- Porque estamos vindo receber esses ensinamentos?
- O que esperamos aprender no contato com o tema abordado?
- Qual a nossa motivação para receber esses ensinamentos?
Até agora, devido a ignorância, nós estivemos vagueando desde tempos infindáveis em samsara. Nossa mente busca constantemente sustentar e projetar nossa felicidade em direção as coisas externas. A natureza ilusória dos sonhos tem a mesma substancialidade da natureza diurna das experiências.
Precisamos dissipar nossa delusão!
Conselho para preparar a mente para meditar
Nós não precisamos rejeitar os pensamentos, nós precisamos é transformá-los em Darma. Bodicita é o crescimento e desenvolvimento que favorece essa atitude iluminada.
O conceito de “crescimento” aqui é usado para ilustrar a passagem de uma mente estreita, uma atitude completamente estreita, focada principalmente em si mesma, para um coração amoroso, cujo escopo instintivamente é englobar a infinidade de seres sencientes.
A prática de Bodicita é a mais essencial das práticas. Ela é baseada na realização de que não há um único ser que não deseja se afastar do sofrimento e atingir a felicidade, assim como nós mesmos.
Fonte: Natural Great Perfection: Dzogchen Teachings and Vajra Songs
Saiba mais