Como preparar a mente agitada para meditar?

como meditar
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Como preparar a mente agitada para meditar? O grande mestre de meditação Nyoshul Khen Rinpoche nos oferece algumas perguntas fundamentais que encurtam os caminhos possíveis diante dessa pergunta. Por ser um grande experiente, ele é capaz de sintetizar a experiência da prática em atalhos que abrem o coração. Assim, o praticante de meditação se sente confiante e seguro para lidar com as turbulências internas recorrentes sem medo.

Três dicas sobre como meditar mesmo com uma mente agitada

Uma forma de preparar a mente antes de prestigiar qualquer ensinamento, é checar qual a nossa motivação por trás daquilo: 

  1. Porque estamos vindo receber esses ensinamentos?
  2. O que esperamos aprender no contato com o tema abordado?
  3. Qual a nossa motivação para receber esses ensinamentos?

Até agora, devido a ignorância, nós estivemos vagueando desde tempos infindáveis em samsara. Nossa mente busca constantemente sustentar e projetar nossa felicidade em direção as coisas externas. A natureza ilusória dos sonhos tem a mesma substancialidade da natureza diurna das experiências.

Precisamos dissipar nossa delusão!

Conselho para preparar a mente para meditar

Nós não precisamos rejeitar os pensamentos, nós precisamos é transformá-los em Darma. Bodicita é o crescimento e desenvolvimento que favorece essa atitude iluminada.

O conceito de “crescimento” aqui é usado para ilustrar a passagem de uma mente estreita, uma atitude completamente estreita, focada principalmente em si mesma, para um coração amoroso, cujo escopo instintivamente é englobar a infinidade de seres sencientes.

A prática de Bodicita é a mais essencial das práticas. Ela é baseada na realização de que não há um único ser que não deseja se afastar do sofrimento e atingir a felicidade, assim como nós mesmos.

Fonte: Natural Great Perfection: Dzogchen Teachings and Vajra Songs

Saiba mais

     

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *