Pema Chodron é uma das principais mestres budistas contemporâneas, amplamente conhecida por tornar a prática de meditação e os ensinamentos budistas acessíveis para os ocidentais.
Ela estudou e praticou sob supervisão de grandes professores do budismo tibetano como Lama Chime Rinpoche (1920-2012), Chögyam Trungpa Rinpoche (1939-1987), Sakyong Mipham (1962 -) e, atualmente, Dzigar Kongtrul Rinpoche.
Pema Chödrön é professora residente em Gampo Abbey, na ilha de Cabo Bretão (Nova Escócia, Canadá).
Vida pessoal
Pema Chödrön (batizada como Deirdre Blomfield-Brown) nasceu em 14 de julho de 1936, na cidade de Nova Iorque (EUA). Em sua biografia, ela conta que teve uma infância agradável com sua família. Embora tenha tido uma criação católica, segundo a autora, sua vida espiritual não havia começado até começar a frequentar um internato, onde cultivou sua curiosidade intelectual.
Aos 21 anos, ela se casou pela primeira vez. Nos anos seguintes, teve 2 filhos e se mudou para a Califórnia. Formou-se em literatura em Berkeley e trabalhou como professora do ensino fundamental por muitos anos no Novo México e na Califórnia.
Após uma separação, Pema casou-se novamente 8 anos depois. E seu último casamento também se desfez. “Quando meu marido me disse que estava tendo um caso e que queria um divórcio”, ela disse em uma entrevista com Bill Moyers, “aquele foi um grande momento em que me senti sem base, sem um chão, em que pudesse me apoiar e ter segurança. A realidade como conhecíamos não estava se mantendo unida.”
Hoje, Pema Chodron tem 2 filhos e 3 netos.
O encontro com professores budistas
Para lidar com o luto do fim do casamento, ela se esforçou e explorou diferentes terapias e tradições espirituais, mas nada ajudou. Até que um artigo de Chögyam Trungpa Rinpoche, em que havia a orientação de se trabalhar com as emoções em vez de tentar se livrar delas, a tocou profundamente. No entanto, ela disse que na época não sabia nada sobre budismo e também não sabia que o artigo havia sido escrito por um professor budista.
Foi por volta dos 30 anos que a atual mestra viajou para os Alpes franceses e encontrou Lama Chime Rinpoche, com quem estudou por vários anos. Assim, tornou-se monja iniciante da linhagem tibetana Kagyu em 1974, enquanto estudava com o Lama em Londres (Inglaterra). Sua Santidade o 16° Karmapa, chefe dessa linhagem, chegou ao país naquela época e Pema recebeu sua ordenação monástica dele.
Ao mesmo tempo, a monja conheceu seu professor raiz, Chögyam Trungpa Rinpoche, em 1972. Chime Rinpoche a incentivou a seguir praticando com Trungpa, e foi com ele que ela fez sua conexão mais profunda com o Darma, estudando de 1974 até 1987, quando o mestre faleceu.
“Trungpa Rinpoche tinha a capacidade”, disse ela, “de mostrar como eu estava presa nos meus padrões habituais”
A pedido do 16° Karmapa, ela recebeu a ordenação monástica completa no budismo chinês em 1981, em Hong Kong. Em julho, na ocasião, ela se tornou a primeira americana da tradição Vajrayana a receber uma ordenação feminina.
Pema foi diretora do Centro Karma Dzong, em Boulder (Colorado, EUA), até se mudar em 1984 para a zona rural de Cabo Bretão, no Canadá, para atuar como diretora de Gampo Abbey, pois seu mestre lhe pediu que trabalhasse na implantação de um mosteiro para ocidentais. Concluído em 1985, Gampo Abbey foi o primeiro mosteiro budista tibetano na América do Norte para homens e mulheres.
Encontro com Dzigar Kongtrul
Em 1994, Pema Chodron foi diagnosticada com síndrome da fadiga crônica. Enquanto estava lutando contra a doença, ela conheceu Dzigar Kongtrul Rinpoche, que é seu atual professor. Ela também recebeu o título de acharya (professora sênior) na comunidade Shambhala.
Sob a supervisão de Kongtrul Rinpoche, Pema se dedicou por anos à prática do Darma e à recuperação de sua saúde.
Atividade iluminada e obras lançadas até o momento em português
Pema Chodron ajudou a estabelecer a tradição monástica do budismo no ocidente, bem como a propagar todas as tradições budistas tibetanas ao compartilhar sua prática e ensinamentos cotidianos para os ocidentais.
Até o momento, ela teve as seguintes obras lançadas em português no Brasil:
- Quando Tudo se Desfaz: Orientação para tempos difíceis
- Os lugares que nos assustam: Um guia para despertar nossa coragem em tempos difíceis
- Comece onde você está: Um guia para despertar nosso autêntico coração compassivo
- Acolher o indesejável: Uma vida plena num mundo abatido
- Sem tempo a perder: Um guia útil para o caminho do Bodhisattva
- Confortável com a incerteza: 108 ensinamentos para cultivar o destemor e a compaixão
- Palavras essenciais: Ensinamentos para desenvolver paciência, bondade e alegria
- Fracasse, Fracasse de Novo, Fracasse Melhor: A grande arte de fracassar
- A Beleza da Vida
- O Salto: Um novo caminho para enfrentar as dificuldades inevitáveis
Fonte
- https://pemachodronfoundation.org/about/pema-chodron/
- https://www.lionsroar.com/becoming-pema/
- https://www.buddhanet.net/masters/chodron.htm
- https://www.energytherapy.biz/pema-chodron-biography/
- https://www.encyclopedia.com/arts/educational-magazines/chodron-pema-1936-deirdre-blomfield-brown-ane-pema-chodron-pema-chodron