Como começar a entender as quatro nobres verdades e o caminho óctuplo?

Esse artigo faz parte da série As Quatro Nobres Verdades com 17 publicações
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Para começar

Como começar a entender as quatro nobres verdades e o caminho óctuplo? Antes de iniciarmos propriamente os estudos, que tal sabermos como tudo isso começou?

A história da vida de Buda Sakyamuni e as origens do budismo →

Introdução

Algo que nos ajuda a entender melhor o tema das quatro nobres verdades e o caminho de oito passos, é uma analogia muito usada por professores contemporâneos do Darmacomparar as situações que experimentamos/sentimos como alguém que está sentado em frente a uma tela de cinema e nunca se deu conta disso; Será que temos a opção de seguirmos a vida como um diretor de cinema, ao invés de simplesmente seguirmos como  um mero telespectador? Segundo os ensinamentos, sim. O renomado professor Dzongsar Khyentse Rinpoche explica com mais detalhes essa analogia:

Clique para acessar o texto A vida como um filme de cinema


Apostila de apoio | Como entender as quatro nobres verdades?

Para ressaltar, o Lama Padma Samten destaca a importância dessa classe de ensinamentos e sua importância no nosso dia-a-dia:

Uma das coisas mais importantes para se entender é que é possível viver bem. Não existe uma contradição entre a nossa felicidade e a lucidez. Porque numa perspectiva de diferentes tradições religiosas é como se a felicidade fosse alguma coisa enganosa, totalmente enganosa. Mas na perspectiva budista a felicidade é possível. E ela pode estar acoplada à sabedoria.

Então, não existe realmente uma contradição. A nossa dificuldade é que, se estamos presos à Roda da Vida, a felicidade é transitória, como vocês já devem ter percebido. Quando estamos presos na Roda da Vida, temos que ouvir as Quatro Nobres Verdades inevitavelmente. O Buda vem com um antídoto para esse obstáculo dos Doze Elos da Roda da Vida. Ele vem apresentar um caminho.


~ Lama Padma Samten em “Mensagem de Ano novo do Lama Padma Samten, na revista Bodisatva”.

Clique no(s) título(s) abaixo para acessar o texto de apoio:

Para saber mais

Se liga na série<< #2 – Descobrindo | As Quatro Nobres Verdades – Ações de corpo, fala e mente.Kalama Sutra >>