O que são pujas?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Lama Padma Samten: De modo geral, os pujas são práticas diárias, regulares. Então os mestres, de acordo com a linhagem, eles irão escolhendo diferentes textos para colocar nos pujas. Por que? Porque esses textos não são de fácil compreensão. Eles são curtos, são como sumários de coisas que precisaríamos lembrar.

Nós repetimos os textos muitas vezes e, com o tempo… “com o tempo” significa alguns anos… Lentamente a nossa realização que irá acontecendo dentro da nossa prática, irá nos permitir olhar para aquele conteúdo e ver: “uau! Que incrível! Esse conteúdo é verdadeiro!” Então os pujas são como súmulas de ensinamentos profundos que são colocados em poucas linhas. Mas, é muito útil que a gente, ouvindo aquilo, um dia a gente começa a entender alguma coisa ali dentro.

Existe a possibilidade de explicar aquilo tudo – linha a linha – mas, de modo geral, a explicação desses textos não é suficiente pois a gente mesmo entendendo não consegue acessar de fato aquilo porque são como realizações dos mestres, do próprio Buda. Então isso é assim. As vezes, isso é recitado em línguas como japonês, chinês, sânscrito, tibetano e aquilo parece que é pior ainda! A pessoa não entende uma palavra! Não entende nada e aquilo ainda assim é extraordinário.

Em alguns pujas, as pessoas recitam a linhagem inteira dos mestres. Aquilo não adianta nada, não é mesmo? Recitar os nomes dos mestres… Adianta sim! isso é super profundo! Tem uma hora que a pessoa se comove de ver tantos mestres e a pessoa começa lentamente a descobrir a história de um, de outro… Ela começa a perceber que aquele nome curto, tem uma história super profunda! E a pessoa começa a olhar aquela linhagem inteira dos mestres e ela se comove de ter isso existindo há tanto tempo, essa transmissão tão difícil.

A compreensão vem vindo e acho completamente justo que a gente olhe o puja como completamente inútil! Ela também pode se conectar aos sons dos pujas. Esses sons, são sons que os mestres lá do Tibete, no nosso caso, eles foram gerando esses sons durante suas práticas. Aquilo tem uma intuição do coração deles também. Então, é uma conexão desse tipo.     

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

3 comentários em “O que são pujas?

  1. Carlindo P. de B. Filho Responder

    Auspicioso. Ele coloca no livro “Meditando a Vida” essa conexão que pode ocorrer de um praticante acessar esse plano evoluido (que se atinge com a prática formal e regular da meditação), com a leitura do Puja e de Sutras. Essa é uma experienciação efetiva. Funciona comigo.

  2. Pingback: Guia de estudos e práticas | Prajnaparamita – Roda do Darma

  3. Pingback: Puja de Prajnaparamita, pacificação e cura com o sutra do coração aos domingos. – Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *