Os 4 fundamentos da atenção plena

fundamentos da atenção plena
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Por mais de 40 anos de ensino, o Buda Shakyamuni aprimorou o uso da meditação em 4 áreas de foco e lucidez para podermos despertar para nossa verdadeira natureza.

Essas áreas de contemplação do mundo interno ficaram conhecidas como os “4 fundamentos da atenção plena” e são amplamente praticadas pelas várias tradições contemplativas.

Os 4 fundamentos da atenção plena são:

1) Atenção plena ao corpo – a atenção e discernimento de que vivemos em um corpo, com todos os frutos e fragilidades

2) Atenção plena às sensações – contemplamos os sentimentos e repousamos nas experiências das emoções, sem julgá-las ou negá-las.

3) Atenção plena aos pensamentos discursivos – estamos alertas, relaxados e estáveis ao movimento e repouso dos pensamentos.

4) Atenção plena ao Darma – significa examinarmos a realidade tal como ela é; A verdade das coisas como elas são, sem os nossos referenciais cármicos como filtros e das bolhas de realidade.

Fundamentos da atenção plena e a respiração como corrimão para lucidez

Em geral, a respiração é o 1° passo para começar a meditação de atenção plena pois é um elemento neutro em relação a todos esses aspectos citados. Quando inspiramos e expiramos, é como se estivéssemos em suspensão diante da mente caótica, sem a necessidade de tensionar ou se apegar ao que surge.

Por exemplo, quando estamos aflitos, nós ficamos tensos e restringimos o nosso coração diante de todos estes 4 aspectos: corpo, sensações, pensamentos e ao Darma.

Quando inspiramos e expiramos, estamos conscientes e temos discernimento sobre o que acontece dentro de nós, atrás dos nossos olhos. Podemos andar de peito aberto com a realidade ao nosso redor, estamos de acordo com a vida, em vez de seguir por gostar ou não-gostar.

Apenas relaxamos quando inspiramos e expiramos Nós permitimos afrouxar o nosso coração para que a sabedoria desperta em nós possa emergir e termos lucidez sobre nós, os outros, a sociedade e a natureza.

Para aprofundar essas práticas de atenção plena, sugiro os Sutras de Anapanasati Sutta, Satipatthana Sutta e Mahasatipatthana Sutra, ambos contemplam a atenção plena lúcida.

Além disso, claro, é necessário transformar as leituras em uma experiência viva e real, dentro de cada um de nós.


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Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

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