Por mais de 40 anos de ensino, o Buda Shakyamuni aprimorou o uso da meditação em 4 áreas de foco e lucidez para podermos despertar para nossa verdadeira natureza.
Essas áreas de contemplação do mundo interno ficaram conhecidas como os “4 fundamentos da atenção plena” e são amplamente praticadas pelas várias tradições contemplativas.
Os 4 fundamentos da atenção plena são:
1) Atenção plena ao corpo – a atenção e discernimento de que vivemos em um corpo, com todos os frutos e fragilidades
2) Atenção plena às sensações – contemplamos os sentimentos e repousamos nas experiências das emoções, sem julgá-las ou negá-las.
3) Atenção plena aos pensamentos discursivos – estamos alertas, relaxados e estáveis ao movimento e repouso dos pensamentos.
4) Atenção plena ao Darma – significa examinarmos a realidade tal como ela é; A verdade das coisas como elas são, sem os nossos referenciais cármicos como filtros e das bolhas de realidade.
Fundamentos da atenção plena e a respiração como corrimão para lucidez
Em geral, a respiração é o 1° passo para começar a meditação de atenção plena pois é um elemento neutro em relação a todos esses aspectos citados. Quando inspiramos e expiramos, é como se estivéssemos em suspensão diante da mente caótica, sem a necessidade de tensionar ou se apegar ao que surge.
Por exemplo, quando estamos aflitos, nós ficamos tensos e restringimos o nosso coração diante de todos estes 4 aspectos: corpo, sensações, pensamentos e ao Darma.
Quando inspiramos e expiramos, estamos conscientes e temos discernimento sobre o que acontece dentro de nós, atrás dos nossos olhos. Podemos andar de peito aberto com a realidade ao nosso redor, estamos de acordo com a vida, em vez de seguir por gostar ou não-gostar.
Apenas relaxamos quando inspiramos e expiramos Nós permitimos afrouxar o nosso coração para que a sabedoria desperta em nós possa emergir e termos lucidez sobre nós, os outros, a sociedade e a natureza.
Para aprofundar essas práticas de atenção plena, sugiro os Sutras de Anapanasati Sutta, Satipatthana Sutta e Mahasatipatthana Sutra, ambos contemplam a atenção plena lúcida.
Além disso, claro, é necessário transformar as leituras em uma experiência viva e real, dentro de cada um de nós.