Podcast | #10 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Equanimidade: como simplificar a vida?

equanimidade
Esse artigo faz parte da série As Quatro Nobres Verdades com 13 publicações
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Equanimidade no contexto dos ensinamentos é simplesmente fazermos o que precisa ser feito sem a necessidade de aprovação ou afundarmos com uma rejeição. Além disso, ela tem como base de ação a compaixão, o amor e a alegria, completando assim o ciclo das quatro qualidades incomensuráveis.

Quatro Qualidades incomensuráveis

As quatro qualidades incomensuráveis representam o quinto passo do caminho óctuplo. E, portanto essa etapa, acima de tudo, resplandece o amadurecimento da lucidez. Afinal, como bodisatvas andando em meio ao mundo, como podemos trazer benefícios verdadeiros aos seres?

Sugestão para aproveitar os estudos:

  1. Leia o trecho “Darma da vez”;
  2. Procure exemplos em sua vida com pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.
  3. Escute a gravação do estudo em grupo no podcast;
  4. Acompanhe o conteúdo abordado no texto e enriqueça a sua compreensão;
  5. Anote as eventuais dúvidas e se preferir, compartilhe com o grupo aquilo que achar apropriado, dentro do escopo do tema.

Equanimidade: como simplificar a vida?

Darma da vez

página 26

Nesse ponto a nossa vida se torna simples, consideravelmente simples. Enfim brota um equilíbrio, igualdade de animo, sempre temos uma disposição positiva.

Tomando um exemplo, como naquela situação em que os meninos atacaram a comunidade do Coque, se as pessoas que trabalhavam lá não tivessem igualdade de animo, eles fechariam a porta e iriam embora. Mas antes do ataque eles estavam lá para trazer benefícios, construindo e melhorando, e depois do ataque eles estavam fazendo o mesmo. É muito simples.

Eles não têm duas coisas para fazer, eles não têm dúvidas, não têm conflitos. Eles estão fazendo sempre a mesma coisa. Não é pelo fato de estar vencendo que eles estão fazendo aquilo, e quando a derrota vem, eles seguem fazendo a mesma coisa. 

Eventualmente eles fazem de uma forma melhor ainda, tomando aquilo como uma experiência que contribui com outros elementos, encontrando meios mais hábeis do que os anteriores.

Podcast

  A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:

Imagem de Susanne Jutzeler, suju-foto por Pixabay

Se liga na série<< Podcast | #9 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Equanimidade: como lidar com as crises?Podcast | #5 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Como não se abalar diante das situações? >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *