Qual a diferença entre empatia e compaixão?

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Quando você observa o sofrimento do outro, isso é empatia, não é compaixão. Mas, quando nos colocamos a partir dessa empatia, pode então surgir a possibilidade de liberação. Primeiro, podemos aliviar o sofrimento, de fato. Em seguida, podemos imaginar algo que dentro do possível para aliviar o sofrimento do outro.

Entretanto, precisamos lembrar que é possível eliminar as causas do sofrimento [2° nobre verdade]. Então, podemos aspirar que o outro se libere do sofrimento. É assim que nos livramos dessa visão [de ver o outro sofrendo e afundarmos juntos]. Do contrário, sempre nos sentiremos impotentes. Não se perca nunca dessa visão, dessa possibilidade, se ela é possível, ela pode virar realidade.

A liberação do sofrimento não é uma aposta, é um investimento [para vida]. O nosso bem-estar mais elevado vem da sabedoria [Prajnaparamita].

~ Lama B. Alan Wallace em “O Darma tolo de um idiota vestido de barro e penas”

Sobre o autor

Desde 2011, dedica sua atenção e curiosidade à meditação e a sabedoria milenar do Darma. É aluno de Lama Padma Samten. Praticante no CEBB Recife (PE).

2 comentários em “Qual a diferença entre empatia e compaixão?

  1. CAROLINA Responder

    ” A empatia é nossa capacidade natural de entender o sentimento do outro e partilhar sua experiência…. Empatia é sentir por (ou junto de) outra pessoa e entender seus sentimentos. A compaixão surge a partir da empatia, acrescentando a ela a vontade de que o sofrimento acabe e o desejo de fazer algo a respeito ” Thupten Jinpa.

  2. Pingback: Podcast | Ep.12 Compaixão é a solução para a violência e o medo | Roda do Darma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *