Qual a diferença entre Metabavana e Tonglen?

compaixão
Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Metabavana é uma prática de meditação muito eficaz na purificação e cura das relações tanto internas quanto externas. Analogamente, no budismo tibetano, temos opção da prática de Tonglen que o Lama Alan Wallace explica com detalhes aqui. Ambas tem a mesma referência como base, a compaixão por todos os seres.

Assim, uma dúvida recorrente é: Qual a diferença entre as duas práticas? Começo por Metabavana ou Tonglen? E agora? A fim de esclarecer esse ponto, o Lama Padma Samten comenta:

Na prática de Tonglen a pessoa inspira, quando ela inspira, ela inspira junto o sofrimento dos seres e quando ela expira, ela expira benefícios para os seres. É uma prática muito parecida com a prática de Metabavana.

A diferença sutil que tem é que quando nós praticamos Metabavana, a gente também pode praticar isso inspirando e expirando. A gente não inspira o sofrimento em Metabavana, e quando a gente expira, a gente não expira os benefícios. A gente aspira, a gente olha até o ponto de que a bolha muda, quando a bolha muda, aí o sofrimento do outro muda.


Quando por exemplo, a gente encontra pessoas que a gente tem dificuldades, a gente diz: que ele seja feliz, e aquilo parece difícil dizer, mas aí a gente vai dizendo: que ele seja feliz, que ela supere o sofrimento, encontre as causas da felicidade…

No início parece que é meio fake, mas tem um certo momento que a gente pensa SIM!, isso pode ser assim! O que mudou não são as palavras, o que mudou foi a bolha de realidade.


Lama Padma Samten – Auto-organização e reencantamento: compaixão em ação.

CEBB Porto Alegre, 05 de agosto de 2019

Créditos da imagem de Honey Kochphon Onshawee por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *