O que é transmigração?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Transmigração é sair de uma bolha para outra. Não transmigrar é sair da bolha. Quando você sair da bolha, você pode ficar no mesmo lugar. Mas você não está naquele lugar por fixação. Você não está na bolha de fato. Você está ali com dedos cruzados.

Você está na bolha porque você é um agente infiltrado para trazer benefícios aos seres. Você tem uma cara da bolha, normal. Mas você está ali para praticar compaixão, amor, alegria, equanimidade, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração, sabedoria, as cinco sabedorias… Você está ali para isso.

As pessoas pensam que você está trabalhando para ganhar dinheiro, para ascender profissionalmente, competindo com alguma coisa. Mas você não está fazendo isso. Você está ali porque se você não estiver ali, quem é que vai ajudar aqueles seres?

—Lama Padma Samten

 

Veja o trecho completo nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=od6uCcIq2UA

 

Outras citações sobre o tema:

A transmigração é comovente. A pessoa nunca encontra um ponto onde possa repousar. Somos como um pássaro pousado num galho, prontos para voar. E os galhos o que são? São nossos familiares, amigos, trabalho, casa. Aquilo parace até excessivamente estável às vezes, mas vai acabar. A gente não vê que aquilo é um sonho, que eclode junto com um observador. A mente se divide entre objeto e observador. Essa separatividade é o elemento fundador da ignorância, de avydia.

— Lama Padma Samten, palestra de Ano Novo 2018.

“Nós não temos sossego. Não temos um ponto de repouso. Não há um ponto final dentro do samsara. Cada lugar é um lugar transitório. Eu não queria preocupar vocês. É uma situação difícil, ou seja, não tem um lugar para a gente parar. Não tem, nós estamos numa esteira. Em qualquer lugar que vocês estejam, vocês têm que estar assim, se movendo. Se não, vocês não conseguem ficar no lugar, ele despeja para fora. Vocês têm que fazer esforços em qualquer lugar. Não há lugar em que vocês gerem algum tipo de equilíbrio no futuro e aquilo não se torne desconfortável, em que vocês não se sintam compelidos a olhar em outra direção. Não há nenhuma situação em que vocês estejam que seja suficientemente confortável, que não convide vocês para de vez em quando dar uma olhada: quem sabe eu vou para lá, quem sabe eu vou para cá ou alguma coisa assim… A gente está sempre em mobilidade. Essa mobilidade é o aspecto incessante da transmigração. Não temos como evitar, estamos sempre transmigrando.

Aí, a gente se define de um outro jeito, vive num outro lugar, com uma outra característica. A gente se reinventa. E todo mundo tem suas fantasias. O pessoal do Sul pensa: o Nordeste é o melhor lugar…O pessoal do Nordeste frequentemente migra para o Sul. Os brasileiros migram para outros países. Os outros países eventualmente migram para cá. E assim segue. (…) Então, esse é o aspecto incessante da transmigração. Nós estamos em um lugar e queremos ir para outro lugar. É como se não houvesse essa possibilidade de a gente realmente repousar de algum modo. Se a gente entende isso, é uma boa coisa. (…) Mas sendo transmigração pode dar problema. A vida dos artistas, por exemplo, é um voo rápido, tem uma intensidade e de repente afunda… Aí tem outro voo rápido. As coisas são difíceis. Então, a gente vê, o samsara gira, é complicado. E com base nisso é que vem a primeira nobre verdade do Buda.”

~ Lama Padma Samten em ensinamentos no CEBB Darmata

 

 

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

5 comentários em “O que é transmigração?

  1. Pingback: Qual a diferença entre Metabavana e Tonglen? | Roda do Darma

  2. Pingback: Se tudo é vazio, como um Bodisatva sabe o que é certo ou errado? | Roda do Darma

  3. Pingback: Como encontrar a felicidade na vida? | Roda do Darma

  4. Pingback: #9 – Roda da vida como um caminho veloz para lucidez | Roda do Darma

  5. Pingback: As quatro formas usuais de tensionar sua vida | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *