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Onde estamos?
p.18 e 19 do texto “As quatro nobres verdades e o caminho óctuplo”.
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Darma da vez
Organizando a análise das Ações Negativas em corpo, fala e mente
Vamos supor que estamos com grandes dificuldades em nossas vidas por alguma razão ou dificuldades recorrentes que não sabemos a origem. Então é muito importante que façamos essa análise detalhada, ou seja, que contemplemos cuidadosamente esses elementos das ações negativas de corpo, fala e mente. Por quê? Porque vamos localizar certamente onde é que estão os pontos que nos produzem as grandes aflições e problemas recorrentes, eles vão aparecer visivelmente.
As ações de mente, fala e corpo, são geradas pelas seis emoções perturbadoras, que são orgulho, inveja, desejo e apego, ignorância, aflição por carência e raiva ou medo. Se quisermos olhar com mais detalhe as ações de mente, de fala e de corpo, podemos criar uma grade onde temos as seis emoções perturbadoras e cada uma delas gerando as dez ações não virtuosas em corpo (matar, roubar, conduta sexual inadequada), em fala (mentir, agredir verbalmente, causar discórdia, conversa inútil), e em mente (aversão, avareza e heresia).
E assim teremos uma grade com sessenta itens, cada emoção perturbadora podendo gerar cada uma das dez ações não virtuosas. E assim, se tivermos dificuldades recorrentes, problemas que de vez em quando acontecem e não conseguimos compreender, e pode ser até um problema de saúde, podemos usar a grade das
Ações não virtuosas X Emoções Perturbadoras.
Ao contemplarmos nossa vida, vamos perceber que o orgulho pode provocar, por exemplo, a heresia, a primeira ação de mente. E aí contemplamos. Seguindo uma seqüência o pensar seria o ensinamento do Buda: “não cometa as ações negativas de mente que criam, por exemplo aversão”, ou seja, seria a recomendação do Buda. Depois vamos contemplar, tomamos a recomendação do Buda e vamos olhar a nossa própria vida. E para isso vamos precisar de bastante tempo se formos usar essa grade. Por quê? Porque vamos ver que podemos gerar aversão devido ao orgulho, ou devido à inveja, ou devido ao desejo e apego, etc.
É um processo longo. Nos perguntamos: “eu por orgulho tenho essa aversão?”, e então vasculhamos a nossa experiência. Está certo que não vamos conseguir fazer uma coisa muito perfeita, mas não tem importância, porque nesse ponto não é necessário que sejamos exatos. É apenas necessário que encontremos exemplos, sejam eles positivos ou negativos. Podemos descobrir, por exemplo, que temos situações de orgulho, mas não chegamos a ter aversão. Mas eventualmente localizamos “sim, eu tenho situações de orgulho e elas nitidamente trazem aversão”, e localizamos isso.
Aí seguimos “eu por inveja, tenho aversão?” E a resposta é “sim!”. Depois, “eu por desejo e apego, eu tenho aversão?”, e assim vamos indo. Por exemplo, um caso de aversão por desejo e apego, é a aversão ao frio. Temos uma sensação de conforto e o frio se torna horrível.
Então temos uma grade, e ela vai passar por dez pontos, que são as dez ações não virtuosas, combinadas com as seis emoções, e vamos vasculhar esses sessenta pontos. Começamos essa análise com a motivação de ultrapassar as nossas conexões cármicas e atingir a liberação de todas as experiências ligadas a nossa dependência a fatores que produzem sofrimento, ou seja, a nossa dependência a fatores transitórios. E daí vamos analisar como é que estamos andando, vamos exercer o controle de qualidade, e aí vamos ver que através das sessenta posições dessa grade, vamos poder fazer uma boa filtragem da nossa própria experiência.
Vamos poder fazer uma avaliação do nosso carma através desse processo. Vocês percebam como essa varredura pode de fato proporcionar uma alteração, porque não vamos mais olhar a nossa experiência através desses elementos, estamos olhando além deles, estamos percebendo que esses
elementos estão automatizados, produzindo complicações dentro de nós e não só complicações em mente, mas complicações em saúde, que é corpo, complicações em emoções. Vamos perceber que estamos dominados por processos desse tipo e vamos diagnosticar a nossa situação. A partir dessa análise, em vez de dizermos que os outros são horríveis, vamos localizar a origem das experiências, seja de aversão, de medo, de raiva, de carência, seja qual for a emoção. Então já vamos ter uma grande transformação, apenas pelo diagnóstico