Generosidade – o antídoto para avareza


Olá! Que bom saber que chegou aqui.

Apresento algumas falas de grandes mestres da tradição sobre a alegria da generosidade, oferecer!

O que significa generosidade?

“Na linguagem budista, existem três tipos de doação. Em primeiro lugar, a doação de presentes materiais. Em segundo lugar, a doação do Darma. Isso significa estar ao lado das pessoas ouvindo-as, tentando ajudá-las de alguma maneira, até mesmo clareando um pouco suas mentes, oferecendo conselhos. E depois há também a doação do destemor, de ser um meio de proteção e ajudar os outros a descobrirem a sua própria coragem – esse é um presente que não tem preço.“

~ Jetsunma Tenzin Palmo


“O sinal da carência não é o muito que temos ou o quão pouco temos, mas o quanto disponibilizamos. A maior generosidade para com um ser faminto é conseguir que ele nos dê algo, pois ao oferecer algo eles rompem o carma que os deixa famintos. Eles não conseguem oferecer, pois a sensação de carência é muito grande.

O Buda fundiu a ajuda aos seres famintos com sua própria forma de viver. Os Budas são representados com uma tigela. Todos eles têm uma tigela na mão, que é oferecida aos seres famintos, que se comovem com o gesto e, comovidos, também oferecem, saindo da condição de seres famintos.

~ Lama Padma Samten


“Aceitar seja o que for que cair na sua tigela de esmolas é um enorme desafio para o vício do ego de escolher e preferir. Oferecer a tigela cutuca o meu orgulho, testa a minha humildade e avalia a minha determinação.” 

~ Mingyur Rinpoche emApaixonado pelo mundo: a jornada de um monge pelos bardos do viver e do morrer.”


Como ajudar?

A minha motivação é ajudar as pessoas a cultivar um mundo interno mais autônomo diante das turbulências diárias, a partir dos ensinamentos do Darma e da meditação.

Aspiro que essa atividade se mantenha na medida que você se sinta bem e reconheça o potencial disso, como algo palpável e real em sua vida.

Doações mensais

Você pode ajudar oferecendo uma doação mensal. Sua generosidade promove e sustenta as atividades da Roda do Darma, sua expansão e continuidade.

Para saber mais sobre a generosidade como uma ação natural da mente ampla, sugiro a leitura do texto “Generosidade ou nove maneiras de se presentear

1) Para efetuar um depósito mensal

Nesse caso, basta você fazer um PIX pelo: roberto@rodadodarma.com.br

É simples e fácil de programar também.

2) Para doação recorrente por cartão de crédito ou boleto

Você pode usar a plataforma “Apoia.se” para ajudar mensalmente por boleto ou cartão de crédito.


Se você tem sugestões ou se deseja apenas conversar sobre meditação ou budismo, entre em contato.

Forte abraço e seguimos no giro da Roda do Darma!

Roberto.

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.