Como ajudar? | Como lidar com a tristeza, dor e angústia?

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Como lidar com a tristeza, dor e angústia? Essa é uma pergunta difícil e complexa de ser respondida em poucas palavras. Na perspectiva budista, todas as nossas dificuldades surgem pelo esquecimento e não reconhecimento da nossa verdade face, quem realmente somos. Isso aparenta ser um jogo de palavras, mas segundo os grandes mestres da tradição budista, essa é alternativa real e possível. Será?

De modo geral, a atitude para lidarmos com os nossos problemas está vinculada ao reconhecimento da fixação e reificação de uma identidade vinculada a uma paisagem. Muito técnico, não é? Na verdade, não. Por falta de uma linguagem mundana para descrever a experiência em si, parece difícil, mas não é! Basta olharmos com compaixão, cuidado e paciência, passos de elefante, para conosco e os outros, que uma hora o “budistês” fará sentido. Na verdade, não haverá diferença entre o que está sendo descrito e o que se experiencia, internamente. É como tentar falar sobre açúcar para quem nunca experimentou. No

Um caminho de saída para tristeza e a dor

Pensando nisso, achei que essa tirinha abaixo – com tradução simultânea em português – pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre o ensinamento central do Buda e do budismo, as quatro nobres verdades e o caminho para liberação do sofrimento.

Que possamos rir um pouco mais sobre a descrição que damos a nós mesmos, no sentido de observarmos que somos muito mais amplos sobre qualquer o que achamos que podemos ser… Alegria!

*Nota: Se por acaso estiver passando por algum momento difícil, não tente bancar o(a) esperto(a) ou sabe tudo, procure ajuda!

As quadro nobres verdades (em inglês)

Uma forma lúdica de apresentar o budismo – As quatro nobres verdades para uma criança de quatro anos.

As quatro nobres verdades do Buda – sem arrodeio

1) Algumas vezes, as pessoas ficam tristes;

2) Algumas vezes, as coisas que deixam as pessoas tristes é não ter algo que elas querem ou ter algo que elas não querem (não abrem mão!);

3) Há um caminho pra não ficar tão triste diante de ‘não ter algo que você quer’ ou ‘ter algo que você não quer’;

4) O caminho é não pensar tanto sobre ‘o que você quer’, mas ao invés disto, pensar sobre como você pode ser gentil e compassivo com a sua família, seus professores, seus amigos, outras pessoas, animais, insetos e tudo que é vivo”

**Capa de Paul Sprengers por Pixabay

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