Thinley Norbu Rinpoche foi um professor budista que tocou a vida de inúmeros discípulos com seus exemplos práticos, brilho nos olhos e a incansável devoção às 3 joias.
Filho de S.S. Dudjom Rinpoche e pai de Dzongsar Khyentse Rinpoche, ele foi um mestre proeminente da escola Nyingma e teve muitos alunos dedicados no ocidente, assim como na Ásia. Também foi considerado uma emanação de Longchenpa, mestre da escola Nyingma do século XIV.
Thinley Norbu nasceu em Lhasa, no Tibete, e foi o 1º filho de S.S. Dudjom Rinpoche, ou Jigdral Yeshe Dorje, uma emanação direta de Dudjom Lingpa. Nomeado por seu ilustre pai como “Joia preciosa da atividade búdica” [Thinley Norbu], ele teve 6 irmãos.
Rinpoche tinha uma visão perfeitamente pura das aparências e bastante senso de humor, entre inúmeras outras qualidades. Ele também foi reconhecido como uma emanação de Tulku Drimed, um dos 8 filhos de Dudjom Lingpa e Sera Khandro.
“Se acreditamos na continuidade da mente, então o amor nos conecta discretamente com aqueles que amamos com energia positiva contínua, de modo que mesmo separações tangíveis entre pessoas que se amam não reduzem o poder intangível do amor.”
– Thinley Norbu Rinpoche
Período no Tibete
Separado de sua família aos 8 anos de idade, Rinpoche foi educado na grande instituição monástica Mindrolling Monastery no Tibete central, onde permaneceu até os seus 17 anos.
No monastério, o Rinpoche estudou linguística, ritual e filosofia, e também se tornou um dançarino especialista em rituais tântricos. Quando completou sua educação monástica, Rinpoche começou a fase seguinte do treinamento tântrico e, sob o olhar atento de seu pai, passou a receber todas as principais iniciações, transmissões e comentários de alguns dos mestres Nyingma mais qualificados.
Em 1966, no início da invasão chinesa ao Tibete, o Rinpoche escapou com seu pai para a Índia e depois viajou para o Butão, onde se casou e teve 7 filhos. Por muitos anos, enquanto seus filhos nasciam e cresciam, Rinpoche praticava em retiro para realizar o coração das práticas dos ensinamentos que ele havia absorvido em sua mente.
Chegada aos Estados Unidos
Devido a problemas de saúde, Thinley Norbu foi obrigado a se mudar para o ocidente para tratamento médico. Essa transição marcou o início da segunda etapa da vida dele.
No ocidente, o Rinpoche aprendeu inglês e dedicou a maior parte de seu tempo a trabalhar com as mentes de seus alunos ocidentais. Ele levou um estilo de vida muito simples e não construiu mosteiros, apenas estabeleceu um centro de Darma no ocidente. De modo discreto, ensinou um grupo de discípulos em constante expansão.
Ele escreveu vários livros de Darma em inglês enquanto escrevia simultaneamente textos importantes em tibetano, que hoje são encontrados no conjunto de 3 volumes completos de suas obras.
Rinpoche foi procurado continuamente por todas as escolas do budismo tibetano para dar transmissões e ensinamentos, embora concordasse em fazê-lo apenas ocasionalmente. Mesmo sendo um mestre de grande realização, o seu estilo de vida recatado era incomum e, por muitas vezes, chegou a ser criticado pelos tibetanos por ser muito reservado.
Escola Lótus Branco
No final dos anos 80, depois de passar vários anos na cidade de Nova York, Thinley Norbu começou a buscar um local tranquilo para praticar na zona rural da costa leste dos Estados Unidos. Em 1991, escolheu um terreno nas colinas do estado de Nova York e nomeou-o como Kunzang Gatshal (O Nobre Parque Sempre Alegre).
Nos 20 anos seguintes, Kunzang Gatshal foi sua principal residência e ponto central de suas atividades no Darma. O Rinpoche deu imensuráveis ensinamentos aos seus discípulos nesse local, que também foi visitado por outros grandes professores incluindo Kyabje Penor Rinpoche, Kyabje Dodrup Rinpoche e muitos outros.
Em meados dos anos 90, o Rinpoche construiu um templo no terreno e dirigiu pessoalmente todos os aspectos da construção. Na mesma época, ele fundou uma escola para crianças pequenas aprenderem as práticas puras do Darma, a Escola Lótus Branco, que cuidou com muita dedicação.
Aos 80 anos, Thinley Norbu Rinpoche morreu na Califórnia, em 26 de dezembro de 2011, e desde então, Kunzang Gatshal tem sido guiado por seus filhos Dungse Garab Rinpoche, Dungse Jampal Rinpoche e outros membros da família, discípulos seniores, entre outros.
Saiba mais: biografia completa de Thinley Norbu Rinpoche
Livros publicados em inglês e português por Thinley Norbu
- White Sail – Crossing the Waves of Ocean Mind to the Serene Continent of the Triple Gems
- Sunlight Speech That Dispels the Darkness of Doubt: Sublime Prayers, Praises, and Practices of the Nyingma Masters
- Welcoming Flowers From Across The Cleansed Threshold Of Hope
- A Cascading Waterfall of Nectar. Boston:Shambhala Publications, 2006.
- Gypsy Gossip and Other Advice
- The Sole Panacea: A Brief Commentary on the Seven-Line Prayer to Guru Rinpoche That Cures the Suffering of the Sickness of Karma and Defilement
Referências
- A Tribute to Thinley Norbu Rinpoche on the Fourth Anniversary of his Parinirvana
- Dungse Thinley Norbu Rinpoche
- Thinley Norbu Rinpoche – Rangjung Yeshe