O que dizer sobre Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche ou simplesmente Dzongsar Rinpoche (DKR)?
Fã da seleção brasileira de futebol, escritor prolífico da literatura budista, professor do Darma, mestre em meditação, cineasta… Ufa! Dá até trabalho listar tantas qualidades em apenas um ser humano!
Quem é Dzongsar Khyentse Rinpoche?
Dzongsar Khyentse Rinpoche é um professor do budismo tibetano que se destaca como praticante e autoridade no ensino de várias escolas budistas tibetanas. Ele é conhecido por sua abordagem clara, bem-humorada e direta ao ensinar o Darma, tornando-o acessível ao público em geral.
Rinpoche é um escritor produtivo, tendo publicado vários livros sobre o budismo, que têm sido amplamente elogiados por sua clareza e relevância. Algumas de suas obras foram traduzidas para o português como: “o que faz de você budista“, “O Guru bebe cachaça?” e “Não é para felicidade.“
O Rinpoche também é conhecido por sua paixão pela arte e criatividade. Ele produziu vários filmes sobre temas budistas tibetanos que combinam tradição e estética contemporânea.
Defensor da preservação da cultura e tradição budista tibetana
Em sua carreira como diretor espiritual, Dzongsar Khyentse Rinpoche tem sido um defensor ativo da preservação da cultura e da tradição budista tibetana. Ele tem viajado amplamente ao redor do mundo, ministrando ensinamentos e liderando retiros, trabalhando para estabelecer centros de ensino budista em todo o mundo. Além disso, ele tem sido uma voz importante na defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa na Ásia, especialmente no Tibete.
Legado do budismo tibetano
Em resumo, Dzongsar Khyentse Rinpoche é uma figura respeitada e influente no mundo budista, conhecido por sua sabedoria, habilidade de ensinar e compromisso com a preservação da tradição budista tibetana.
Dzongsar é também é responsável por coordenar diversos monastérios em na Asia, Canadá, Austrália e Estados Unidos. Ele também dirige a organização budista Siddharta’s Intent.
É neto de Dudjom Rinpoche e foi aluno direto de Dilgo Khyentse, dois dos maiores mestres do budismo tibetano.
Saiba mais sobre as atividades de Dzongsar Khyentse Rinpoche
A artemísia é uma planta medicinal muito utilizada pelo senso comum como um remédio para acalmar os nervos. Mas, o que diabos isso tem haver com o Dzongsar?
“Mugwort-born” algo que pode ser traduzido como “nascido na Artemísia” é uma série de publicações escritas pelo próprio Rinpoche que retratam não apenas sua busca como um praticante de meditação e do Darma, mas também seu lado mais humano, banal, afetuoso e confiante no poder das três jóias preciosas – o Buda, o Darma e a Sanga.
O site de apoio ao DKR no Brasil, o Siddhartha’s Intent Brasil, tem mais detalhes sobre essa série:
Mugwort-born é uma autobiografia de Rinpoche em desenvolvimento. Segue um formato de episódios, e Rinpoche tem trabalho em cada um deles desde 2009. Eles terão como destaques fotos raras e as histórias pessoais de Rinpoche com respeito à sua vida como tulku, como professor e como ser humano. Novos episódios serão publicados em intervalos aleatórios, portanto salve o link – http://www.mugwortborn.com – e simplesmente verifique de tempos em tempos os updates do site.
A seguir, temos mais 5 referências “quentes” para quem desejar se aprofundar nas atividades do Rinpoche.
Saiba mais sobre Dzongsar Khyentse Rinpoche
- Canal do Youtube do Siddarta Intent →
- Documentário | The words of my perfect teacher →
- O site (oficial) com os detalhes da biografia →
- Darma.info sobre DKR →
- Um breve resumo sobre a vida de Dzongsar Khyentse Rinpoche →
Pingback: Quais são os sinais de progresso na meditação? | Roda do Darma
Pingback: Por que os bodisatvas se alegram em ajudar os outros? | Roda do Darma