Você pratica meditação? Quando pensamos sobre o assunto, usualmente nos vem algo como: cortar os pensamentos, não pensar em nada, ficar zen ou até mesmo ficar parado ou parar de pensar. Nesse encontro, vamos trabalhar essas ideias e aprofundá-las. Então, como é a meditação no budismo? Num contexto mais amplo, podemos trabalhar o contexto de quietude, acalmar e domar a mente para depois entrar e aprofundar a compreensão sobre aquilo que usualmente chamamos de mente.
Em suma, vamos usar essas duas abordagens e elas se complementam e nos ajudam sobre a pergunta central, que é: como meditar?. Tanto quem tem conexão apenas com a meditação e quem tem conexão com o Darma, e deseja saber como usar essa ferramenta a seu favor no caminho. No caso, a prática em si será shamata com foco na energia. Recomendo algumas meditações guiadas para irmos treinando, exercitando a capacidade de dirigir a própria mente. De vez em quando, é interessante lembrar da motivação correta se sentarmos para praticar pois segundo os mestres, isso acelera o processo de decantação da mente agitada e o processo de re-iluminação se torna natural.
As seis perfeições (paramitas)
- Generosidade
- Moralidade
- Paciência
- Energia Constante
- Concentração (atual)
- Sabedoria
Sugestão para aproveitar os estudos
- Leia o trecho “Darma da vez” escutando a gravação do estudo em no podcast ;
- Enriqueça a sua compreensão: Procure exemplos em sua vida com pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.
- Antes de seguir para o próximo estudo, anote os exemplos ou as eventuais dúvidas e se preferir, compartilhe com o grupo de apoio aquilo que achar apropriado, dentro do escopo do tema.
Darma da vez
Como é a meditação no budismo?
Dhiana, num certo sentido, é um processo que já estamos, pelo menos embrionariamente, praticando, porque ele se aproxima muito da ação de repousar. Mas ele não é especificamente isso, ele é mais do que isso. O repousar é a instrução básica de Dhiana, mas, por exemplo, a instrução de mente e de energia não estão bem claras ainda. Poderíamos dizer que mesmo a instrução de corpo não está completamente clara no que diz respeito à prática de Dhiana. E eu vou explicar porquê. Quando vamos praticar Dhiana, estamos dentro de um nobre caminho de oito passos, e por tanto, estamos vindo do quinto para o sétimo, em direção ao oitavo. E do oitavo estamos indo em direção ao quinto como ação iluminada. Esse é o processo, estamos girando a roda dodarma.
Quando
olhamos dessa maneira, vamos então ver qual a função específica
do sexto passo e vamos ver que a função desse ponto vai ser
cumprida inicialmente por algo semelhante ao repousar, que já
descrevemos. Mas vamos precisar avançar em direção à lucidez, que
é a sétima etapa. Isso significa que só na sexta etapa não temos
ainda a lucidez, estamos parados, ou seja, corpo parado, energia
estável e a mente também estável. Isso é o início do processo.
Mas enquanto estamos estáveis, estamos nos capacitando a fazer a
ação do tigre na floresta, e isto tem duas etapas.
Podcast
A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:
Capa de Marjon Besteman-Horn por Pixabay
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