Quais são os sinais de progresso na meditação?

progresso
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Quais são os sinais de progresso em nossa prática?
O que podemos esperar?
Devemos esperar por um sinal do guru – ou um prêmio?

Segundo Karma Chagme Rinpoche, não teremos experiências, nem sonhos especiais, nem visões puras. O “rei de todos os sinais”, também conhecido como “sinal do não-sinal”, que foi altamente valorizado pelos mestres Kagyupa do passado, é quando a mente de renúncia, a tristeza e a devoção brilham em sua mente.

Os sinais a serem mais apreciados incluem um apetite crescente pela prática do dharma; percebendo a futilidade de tudo que você faz; conflitos cada vez maiores como resultado de velhos hábitos; e embora você ainda tenha vontade de festejar com seus amigos, seja atormentado pela sensação indesejável de que tudo isso é uma inútil perda de tempo.

Portanto, não tente constantemente terminar a prática.

Em vez disso, tente aceitar que sua jornada espiritual nunca terminará. Sua jornada começou com o desejo de que você, pessoalmente, traga todos os seres sencientes à iluminação; assim, até que esse desejo seja realizado, suas atividades como um bodhisattva nunca cessarão.


~ Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche

Os sinais de progresso na prática de meditação geralmente estão indicados em manuais de prática editados e condensados por grandes mestres que compassivamente desempenham um papel importante em levar adiante o néctar do Darma para seus alunos. Usualmente, são compostos de instruções piedosas e requerem um treinamento contínuo não apenas na meditação propriamente dita, mas no aspecto de sustentar a visão de sabedoria em meio as aparências do cotidiano.

Capa de Tommy Takacs por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *