Dicas para acelerar a prática de meditação – instrução piedosa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma instrução piedosa poderia ser parodiada como “Dicas para acelerar no Darma”. Por vezes, nós podemos nos sentir como se tivéssemos nos afogando diante da vastidão de ensinamentos disponíveis: youtube, livros, blogs, referências e referências. Então, pode ser que surja em nós algum “click” interno e a pessoa se dá conta de que se passaram cinco anos para ela internalizar os ensinamentos. Do mesmo modo, a pessoa começa a se dar conta de que a impermanência está sempre nos acompanhando… Assim, ela pode se dar conta de que existem algumas formas mais rápidas de não perder tempo. 

No budismo tibetano, em especial, essas instruções rápidas e diretas são muitas vezes denominadas como instruções piedosas. Outras denominações que podemos encontrar na literatura sobre o termo são conselhos do coração da prática, upadesa ou pointing-out instruction. Usualmente, são manuais de prática meditativas onde o coração dos ensinamentos fica exposto, sem muita explicação filosófica, sem muito complexismo. Somos direcionados para experimentar o sabor do ensinamentos. O foco principal é a remoção de obstáculos e nos direcionar para o reconhecimento da nossa verdadeira face. Ou seja, ao invés de precisarmos saber o detalhe do detalhe dos ensinamentos canônicos do Buda Sakyamuni, nós já entramos com o pé no chão no budismo.

Nós podemos citar o exemplo da Sadana de mahamudra, composta por Chogyam Trungpa. O texto aponta diretamente à natureza da mente e caso não seja possível esse reconhecimento, entramos no caminho gradual. No nosso caso, essas instruções estão compiladas no texto “A iluminação da Sabedoria Primordial”, do grande erudito e renomado professor de meditação Dudjom Rinpoche ( Jikdrel Yeshe Dorje)

Para enfatizar, o Lama Padma Samten explica com detalhes a relação da instrução piedosa e o avanço na nossa prática de meditação: 

Dicas para avançar rápido no Darma – instrução piedosa

Lama Padma Samten explica o que é instrução piedosa

Capa de Demet Alper por Pixabay

É aluno de Lama Padma Samten. Desde 2011, tem sua atenção e curiosidade roubadas pela meditação e a sabedoria milenar do Darma de Buda. É tutor do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB, sob orientação de seu mestre.

2 comentários em “Dicas para acelerar a prática de meditação – instrução piedosa

  1. Pingback: Será que é útil estarmos presentes no agora? | Roda do Darma

  2. Pingback: Cinco dicas preciosas para avançar na meditação | Roda do Darma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *