Cinco dicas preciosas para avançar na meditação

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como avançar na meditação?

Essa prática milenar já existia durante a época de Sidarta Gautama. Ao longo dos dois mil e seiscentos anos que nos separam do Buda histórico, o Sakyamuni, houveram pessoas que se dedicaram de corpo e alma para levar o “bastão” dos ensinamentos adiante de maneira que o coração de bodicita dos seres pudesse ser mantido vivo e aquecido, para benefício verdadeiro daqueles que desejam avançar no caminho de lucidez.

As dicas abaixo estão baseadas no caminho trilhado a partir dos ensinamentos do Buda, com uma roupa diferente para nossa cultura. O tecido é o mesmo – o Darma – mas a moda e estilo precisa ser adaptada para a neurose usual, a tentativa de reificar as coisas como sendo externas e sustentá-las pela causalidade. Profunda admiração, respeito pela a paciência, perserverança e compaixão de todos os mestres da linhagem, em especial, ao meu mestre, Lama Padma Samten.

Vamos lá!


 Para avançar na meditação | 14 conselhos do coração

Os conselhos do coração da prática ou instrução piedosa para os íntimos, surgem como alguém que recebe uma receita de pão e tenta fazer aquilo acontecer sem mais delongas. Tempo, humildade e experiência são os requisitos mínimos para isso. É como se fosse um tipo de testamento, digamos assim, daquilo que funcionou na experiência de vida do mestre. Se olharmos com cuidado, são tópicos considerados essenciais para quem deseja avançar rápido no caminho do Darma. 


A iluminação da sabedoria primordial

O texto raiz foi escrito por S.S. Dudjom Rinpoche como um treinamento que une a quietude da mente por dentro de shamata, trazendo-a como uma aliada dentro do contexto de lucidez, investigação; Prajnaparamita. É um texto bem específico e detalhado sobre a prática de meditação. O Lama Padma Samten nos incentiva nessa abordagem como uma base segura na construção de pontes de sabedoria entre a vida comum e a visão de sabedoria extraordinária. 


Guru Ioga – o caminho veloz na meditação

Geração após geração existem seres que dedicaram suas vidas para tornar vivo os textos e práticas para benefício verdadeiro dos dos seres em conflito. De modo geral, tudo que brota na mente aliado as percepções e impressões de olhos, ouvidos, nariz, língua e tato, nós identificamos como sendo “eu”.

Então, pode surgir em nós uma aspiração sincera: se dedicar a avançar na meditação, da mesma forma como os mestres do passado. Existe uma inteligência nossa para além da roda da vida. A aspiração inicial é: “Existe uma linhagem de professores e ensinamentos. Eles são reais! Funcionam! Que muitos possam se beneficiar desse néctar!”

É como se o nosso coração batesse mais forte e a confiança no Darma aumentasse só em ler isso. Guru Ioga é a prática de copiar a mente de Buda e manisfestar as qualidades para benefício dos seres. 


Roteiro de 21 itens

Nascido quase como que um “manual de dicas rápidas para avançar na meditação”, o roteiro de 21 itens foi originado do texto “A iluminação da sabedoria primordial”. Surge da necessidade de termos um caminho mais estruturado dentro de uma visão de sabedoria. É essencial para quem deseja avançar dentro da abordagem trazida pelo Lama Padma Samten.


Nascimento no lótus | Motivação correta

Sem a motivação correta, é muito difícil avançarmos. Os grandes mestres da tradição sempre apontam sobre esse ponto. O “nascimento no lótus” é um roteiro de meditação baseado na prática do coração de bodicita, o estilo de vida de um bodisatva. É um guia para o surgimento da compaixão e da sabedoria na transformação interna diante das aflições mentais dos seis reinos da roda da vida.

É inevitável olharmos esse roteiro pois iremos falhar nesse quesito, certamente. Porém, ao invés de aspirarmos mais desejo e apego, nasceremos sobre o lótus. Essa flor mágica tem esse aspecto paradoxal já que quanto mais lodo e água, quanto mais negatividade ao redor, mais ela se torna bela e consistente. Isso é o que nós vamos fazer, manisfestar corpo, fala e mente como intenção iluminada em meio ao mundo.


EXTRA – Conteúdos de apoio as dúvidas eventuais que surgirem na meditação

As pessoas são diferentes, suas óticas e ângulos sobre a vida também. Porém, ao olharmos com cuidado, é muito interessante que os problemas e dificuldades tenham diferentes histórias e sintomas. Mas, suas causas e seu mecanismo de sustentação e como sair disso, convergem para as quatro nobres verdades e caminho de oito passos.  

Nós começaremos dentro do barco que podemos construir. Provavelmente teremos pontos de tensão, obstáculos, dúvidas recorrentes e qualidades a serem manifestadas também. Portanto, é crucial conversamos com algum praticante mais experiente e clarificarmos os ensinamentos dentro da nossa sede, da nossa rotina e das possibilidades no momento.

Os conteúdos de apoio surgem também como pontes que podemos criar para apoiar outras pessoas ao nosso redor, os meios-hábeis sempre precisam ser aprimorados e a nossa prática deve ser constante como um rio. 


Que muitos possam se beneficiar!

Seguimos girando a roda do Darma em nossas vidas. Alegria!


Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

É aluno de Lama Padma Samten. Desde 2011, tem sua atenção e curiosidade roubadas pela meditação e a sabedoria milenar do Darma de Buda. É tutor do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB, sob orientação de seu mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *