Trazer benefícios aos seres diz respeito a operar a mente, trocar o software interno e usar os recursos naturais descritos no quinto passo, trazer benefícios verdadeiros. O termo “verdadeiro” aqui não diz repeito a algo “falso”, propriamente dito. Esse termo quer nos apontar a possibilidade real de acessarmos a nossa potencia interna como uma outra forma de andar – nos mesmos lugares – porém, sem a necessidade de jogos e neuroses oriundos de samsara.
Isso diz respeito a olhar com profundidade as causas e origens do sofrimento, além das histórias pessoais. Quando praticamos compaixão, amor, alegria, etc. Nós agora passamos a enxergar os seres a partir de um olhar mágico, surge reencanamento. Cada vez que esquecermos da segunda nobre verdade, as causas do sofrimento, a nossa mente agora se fixa e esquecemos de compaixão, amor, alegria, etc. É simples!
Então, é uma boa coisa já tentarmos operar corpo, fala e mente na possibilidade de trazer benefícios verdadeiros aos seres pois essas ações estão ligadas a ações transcendentes pois não pertencem as barganhas usuais de samsara. Uma vez que começamos a operar a mente dessa forma, é natural surgir uma alegria por se movimentar assim.
Enfim, é bom de vez em quando, olharmos com o que e como estamos povoando a nossa mente. Usualmente, vamos eleger culpados e vítimas em relação a nossas preocupações e angústias. Isso realmente ajuda?
A seguir, o Lama Padma Samten resume o quinto passo do caminho onde recuperamos a condição natural de produzir benefícios aos seres sem achar que vamos nos desgastar assim ou assado. Nós precisamos contemplar esse tema infinitamente junto ao próprio caminho da meditação pois assim, nós iremos, de fato, saber o real motivo de sentarmos para praticar – a real inseparatividade de todos os seres.
Que muitos possam se beneficiar!
O que significa trazer benefícios aos seres?
Trazer benefícios verdadeiros aos seres
Capa de Antonio Doumas por Pixabay
Pingback: Cinco dicas preciosas para avançar na meditação | Roda do Darma