As cinco sabedorias pertencem ao âmbito das mandalas. Elas são uma forma adicional de fazer as coisas andarem. Quando olhamos a partir de um olhar de sabedoria, tudo ganha uma nova feição.
Elas são visões amplas, inteligências impessoais onde nosso olho brilha e as possibilidades de ação em corpo, fala e mente, se ampliam. Essas inteligências se dão além do autointeresse e autoengano oriundos da roda da vida.
Dentro das mandalas não desejamos ver algo, aspirar algo… nós vemos! É uma ação sem esforço. Do mesmo modo que não fazemos nenhum raciocínio prévio para perceber se estamos respirando ou não, se estamos com o coração batendo, etc. As ações das mandalas são naturais.
Se estamos passando por crises, incertezas ou sentimos medo, a melhor descrição que podemos fazer de nós mesmos é parar um pouco, em silêncio, e perceber as coisas à nossa volta partir da mandala das cinco sabedorias.
As cinco sabedorias são: (1) sabedoria do espelho, (2) sabedoria da igualdade, (3) sabedoria discriminativa, (4) sabedoria da causalidade e (5) sabedoria de Darmata.
Assista agora a série completa sobre as cinco sabedorias
No período de maio a junho de 2020, durante a quarentena, fizemos uma série especial no nosso instagram sobre a compaixão na visão das cinco sabedorias. É um bom atalho para quem deseja se aprofundar no tema. Aspiro que muitos possam se beneficiar!