Porque nós fazemos uma prece de dedicação de méritos no final de cada ensinamento?

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Porque nós fazemos uma prece de dedicação de méritos no final de cada ensinamento? É porque a eficácia de qualquer coisa positiva que fazemos depende se as dedicamos ou não. Se nós dedicamos uma ação positiva para o benefício de todos os seres com o desejo de que eles possam atingir a iluminação, isto irá verdadeiramente ajudar todos os seres a obter esse estado, porque todos nós estamos conectados e interdependentes. Preces são muito poderosas, efetivas e de longo alcance. A energia da ação positiva irá então continuar de forma incessante, do momento de cada dedicação até o objetivo é alcançado.

Se nós não dedicamos o mérito a todos os seres sencientes, a energia positiva [dessa prática ou ação] pode imediatamente desaparecer.  No exato momento [que agimos a  partir ] de uma ação virtuosa, isto terá um efeito positivo, mas isto não irá ajudar nos muito e aos outros a alcançarmos a iluminação. É sempre melhor dedicar a ação enquanto permanecemos na compreensão da natureza absoluta [da realidade], assim como a compreensão perfeita dos Budas. Dizer milhares de tal prece de dedicação e méritos beneficiarão nosso progresso [no caminho] e ajuda a trazer outros seres à iluminação.  Sendo assim, nunca seja negligente, mas sempre mantenha a dedicação de méritos a qualquer prática assim como qualquer boa ação feita nas nossas vidas diárias.

~ Tradução livre do inglês para  o português de Nyoshul Khenpo Rinpoche em “Natural Great Perfection – Dzongchen Teachings and Vajra Songs”, p.55

Que muitos possam se beneficiar!

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *