10 filmes sobre grandes mestres do budismo que você deveria assistir

Tempo estimado de leitura: 4 minutos



As histórias de vida dos mestres são ensinamentos que podem nos inspirar e ajudar a ultrapassar nossos próprios obstáculos. Por isso, professores como Lama Padma Samten enfatizam a importância de entrarmos em contato com as biografias dos grandes mestres.

Além dos livros biográficos, também temos a opção de nos conectarmos com as vidas de alguns mestres do budismo através de filmes e documentários já produzidos.

Segue uma lista com indicações de 10 filmes sobre grandes mestres do budismo para você assistir em casa:

1) The Spirit of Tibet: A vida de Dilgo Khyentse Rinpoche

Este documentário registra a vida de Dilgo Khyentse Rinpoche: poeta, estudioso, grande mestre do budismo e um dos professores de Sua Santidade o Dalai Lama.

A filmagem durou 10 anos, desde que Matthieu Ricard e Vivian Kurz, seus alunos, começaram a recolher gravações do professor, e passou por Nepal, Butão, Índia e França, além do Tibete. Para além da biografia de Dilgo Khyentse Rinpoche, o filme nos apresenta a riqueza dos ensinamentos budistas. (Leg – PT)

2) Lua Brilhante: vislumbres de Dilgo Khyentse Rinpoche

Com o título original “Brilliant Moon – Glimpses of Dilgo Khyentse Rinpoche”, Lua Brilhante é mais uma produção que narra a vida deste proeminente mestre do budismo do século XX: Dilgo Khyentse Rinpoche.

Sua história é um ensinamento e inspiração para seus muitos alunos encontrados em todo o mundo.

Escrito e dirigido por Neten Chokling, diretor de “Milarepa”, um estudante próximo de Khyentse Rinpoche, e filmado no Tibete, Índia, Butão, Estados Unidos e Nepal. Lua Brilhante utiliza animação, imagens de arquivo invisível, fotos e entrevistas com grandes professores do budismo tibetano. (Leg – PT)

3) Palavras do meu professor perfeito

Três estudantes em busca de sabedoria seguem seu professor, Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, grande mestre atual que possui muitos projetos e centros vinculados ao Darma.

Filmado no Reino Unido, Butão, Canadá, os EUA e na Alemanha, este documentário faz alusão a uma obra clássica de outro mestre, Patrul Rinpoche, com o mesmo título (As palavras do meu professor perfeito): um comentário sobre as práticas preliminares da tradição Nyingma. (Leg – PT)

4) Caverna na Neve

Jetsunma Tenzin Palmo (nascida em Hertfordshire, Inglaterra, em 30 de junho de 1943) é uma monja consagrada da escola de Kagyu do budismo tibetano.

Ainda adolescente, se sentiu conectada e atraída ao caminho espiritual do budismo. Foi uma das primeiras mulheres ocidentais a ser ordenada como monja, e hoje é fundadora e coordena o Convento Dongyu Gatsal Ling em Himachal Pradesh, na Índia.

Este é o documentário sobre a vida de Jetsunma Tenzin Palmo e os 12 anos que viveu em uma caverna no Himalaia, sendo três deles em retiro estrito de meditação. (Leg – PT)

Além do próprio documentário, um encontro online com a mestra sobre o filme, com perguntas e respostas, está disponível no Youtube pelo Centro de Budismo Shiwa Lha (Tradução em português).


Inscreva-se para receber os informativos gratuitos da Roda do Darma por e-mail .



5) Zen: A vida de Mestre Dogen

O filme, de 2009, relata a vida do mestre Dogen (19 de janeiro de 1200 – 22 de setembro de 1253). Grande mestre japonês nascido em Kyōto, Dogen fundou a escola de budismo Soto Zen.

Ele também é conhecido por seus poemas e pela sua obra “Tesouro do Olho do Dharma verdadeiro” (Shōbōgenzō), uma coleção de 95 fascículos relacionados à prática budista, ao caminho da iluminação. (Leg – PT)

6) Coen: 35 anos de vida monástica

Monja Coen Roshi, mestre brasileira ordenada na escola Soto Zen, comemorou, em 2018, seu aniversário de 70 anos e, ao mesmo tempo, 35 anos de vida monástica.

A MOVA e o ZENDO Brasil produziram este filme como uma homenagem ao caminho percorrido, e também como um presente para seus seguidores.

O filme conta com entrevistas a familiares, ordenados e pessoas próximas dela ao longo da trajetória de sua vida monástica.

7) The Great 14th: Tenzin Gyatso, The 14th Dalai Lama In His Own Words

Como capturar a essência de uma das vidas mais legendárias do nosso tempo? Este é um profundo e inspirador retrato do 14º Dalai Lama, em suas próprias palavras.

Através de conversas intimistas, arquivos e imagens exclusivos, Sua Santidade Dalai Lama revela sua história e as experiências dos eventos pessoais, políticos, históricos e espirituais que marcaram sua vida.

No site oficial do filme, há eventos de exibições do longa-metragem periodicamente, com a possibilidade de alugá-lo online. (EN – Leg em 21 línguas)

8) O menino que despertou

Este novo curta-metragem brasileiro faz uma releitura sobre a história de Buda Shakiamuni, através de ilustrações e poema de cordel. Texto de Paôla Torres e ilustrações de Jô Oliveira (PT).

9) Louca Sabedoria: A Vida de Chogyam Trungpa Rinpoche

O documentário “Louca Sabedoria” retrata a vida do mestre Trungpa Rinpoche, autor de livro de mesmo nome. Reconhecido como vidyadhara, um grande mestre tântrico, Chogyam Trungpa foi pioneiro em trazer o budismo para o Ocidente. (Leg – PT)

10) Remembering Khandro Tsering Chodron

Este vídeo curto nos apresenta Khandro Tsering Chödrön (1929-2011), que foi a esposa espiritual do grande mestre budista tibetano Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö (1893-1959). Ela é reconhecida como uma das maiores praticantes de gênero feminino do budismo tibetano da história recente. (EN)

Quer dicas de outros documentários além das biografias e filmes sobre grandes mestres do budismo?

Também listamos mais Filmes e documentários para começar no budismo aqui no site.

Que muitos possam se beneficiar!

Edição e revisão: Camille Perissé



Participe!

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *