10 livros do Dalai Lama para iniciantes no budismo

Dalai Lama Livros
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Os livros do Dalai Lama indicados abaixo envolvem desde os conceitos fundamentais do budismo, até os temas mais complexos.

Compaixão, sabedoria, ética, relações, meditação e a abertura de diálogo com as diferentes tradições e saberes ocidentais. Essas são as marcas registradas da ação compassiva desse grande líder e incentivador da cultura de paz.

A ordem dos livros do Dalai Lama não indica uma sequência obrigatória.

Sinta-se convidado a ler as ementas das obras e encontrar o “melhor” Dalai Lama que lhe inspira e toca o coração!

A Arte da Felicidade: Um Manual Para a Vida

dalai-lama-a-arte-da-felicidade

A arte da felicidade é um livro que atravessa as fronteiras das tradições para ajudar os leitores a superar as dificuldades comuns a todos os seres humanos. O Dalai-Lama mostra como derrotar a ansiedade, a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia-a-dia. Junto com o Dr. Cutler, explora inúmeras facetas do cotidiano, entre elas os relacionamentos, a perda e a busca da riqueza, mostrando como transpor os obstáculos da vida através de uma fonte profunda e permanente de paz interior.




Liberdade No Exílio – Uma Autobiografia Do Dalai Lama

dalai-lama-liberdade-no-exilio

Nessa autobiografia, o Dalai Lama conta sua vida, desde o momento em que foi levado embora de sua casa em 1939 aos 4 anos de idade, até sua fuga traiçoeira do Tibete em 1959, até sua conquista do Nobel Prêmio da Paz em 1989. O pano de fundo da história é a invasão chinesa do Tibete em 1950.

Ele relata detalhes da prisão, tortura, estupro, fome, desastre ecológico e genocídio que, em quatro décadas de governo chinês, deixaram 1,25 milhão de tibetanos mortos e as paisagens naturais e religiosas do Tibete dizimadas.

No entanto, a postura do Dalai Lama é de esperança e de paz.

Sua confiança na natureza compassiva dos seres vem pelo resultado diário nas práticas budistas e na inspiradora ação baseada na responsabilidade universal. Muito inspirador!




Além de religião: Uma ética por um mundo sem fronteiras

dalai-lama-alem-de-religiao

Além de Religião é uma declaração essencial do Dalai Lama, um modelo para todos aqueles que talvez optem por não se identificar com nenhuma tradição religiosa, mas que ainda assim anseiam por uma vida de realização espiritual enquanto trabalham por um mundo melhor.



Contentamento – O segredo para a felicidade plena e duradoura

dalai-lama-contentamento

Com histórias marcadas por décadas de exílio e pela opressão e intolerância, a trajetória de Dalai Lama e Desmond Tutu inspira milhões de pessoas pelo mundo.

Ao longo de conversas íntimas, repletas de risos espontâneos e lembranças de amor e perda, os amigos compartilham o que aprenderam em suas vidas e respondem à uma única e essencial pergunta: como podemos encontrar o contentamento diante do sofrimento inevitável da vida?



Uma Ética para o Novo Milênio

dalai-lama-etica-para-um-novo-milenio

Uma revolução se faz necessária, mas não uma revolução política, ou econômica, ou mesmo tecnológica. O que se propõe é uma revolução espiritual. Não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa. Neste livro, o Dalai Lama tenta mostrar o que quer dizer com a expressão ‘conduta ética positiva’.




Inscreva-se para receber os informativos gratuitos da Roda do Darma por e-mail .



A essência do sutra do coração

dalai-lama-sutra-do-coracao

Nesta obra, o Dalai Lama desvenda magistralmente o Sutra do Coração, que há mais de 2 mil anos tem feito parte do cotidiano de milhões de budistas.

Sem dever nada à concisão, e aliando seções pontuais a capítulos de conteúdo abrangente, a obra mantém um estilo que fará qualquer leitor se beneficiar dos ensinamentos nela contidos, visando uma libertação do sofrimento e o viver em verdadeira compaixão.

Tomando por base palestras ministradas a milhares de ouvintes em 2001, o conteúdo é a visão geral, abrangente e acessível de Sua Santidade sobre a Filosofia Budista.



O Universo em Um Átomo

dalai-lama-universo-em-um-atomo

Depois de quarenta anos de estudos com algumas das maiores mentes científicas, além de toda uma vida de estudos meditativos, espirituais e filosóficos, o Dalai Lama apresenta neste livro uma análise interessante de por que devemos nos dedicar às duas disciplinas para chegar a um quadro completo da verdade. “Acredito que a espiritualidade e a ciência representem abordagens investigativas complementares, embora distintas, com o objetivo da busca da verdade. Neste sentido, há muito o que cada uma pode aprender com a outra e, juntas, elas podem contribuir para expandir o horizonte do conhecimento e sabedoria humana” escreve Dalai Lama.



Os estágios da meditação

O Dalai Lama explica os princípios da meditação numa forma orientada para a prática especialmente adequada aos ocidentais. Nas suas palavras, “este texto pode ser como uma chave que abre a porta para todas as outras escrituras budistas maiores.”

Alguns dos tópicos incluídos são: a natureza do ser, como desenvolver compaixão e bondade, calma mental, sabedoria e como estabelecer uma união da calma mental e da visão penetrante.



Dzogchen: a essência do coração da grande perfeição

Com instruções perfeitamente claras para a obtenção da mente búdica, Sua Santidade oferece ao leitor um vislumbre sem precedentes de um dos mais profundos sistemas de meditação. Prestando um tributo à singularidade do Dzogchen, Sua Santidade o insere no espectro mais amplo do Budismo Tibetano. Explica a essência da prática do Dzogchen e responde a perguntas como “por que o Dzogchen é chamado pináculo de todos os veículos”, “quais suas características especiais” e “quais os princípios cruciais dos outros caminhos budistas que um praticante do Dzogchen deve conhecer”. Para os meditantes, um trabalho de valia e riqueza incomuns.



Um Coração Aberto. Praticando a Compaixão na Vida

A meditação é o processo pelo qual se obtém controle sobre a mente guiando-a em uma direção mais virtuosa. Extraídos de três textos sagrados do budismo, os métodos discutidos nos capítulos visam permitir que o leitor adquira uma compreensão básica do budismo e de alguns métodos-chave pelos quais os praticantes budistas cultivaram compaixão e sabedoria em suas vidas.



Que muitos possam se beneficiar!



Participe!

Sobre o autor

Desde 2011, dedica sua atenção e curiosidade à meditação e a sabedoria milenar do Darma. É aluno de Lama Padma Samten. Praticante no CEBB Recife (PE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *