“Como domar a mente?” A natureza da mente compõe uma série de trechos dos ensinamentos transcritos na passagem de S.E. Gyeltshen Tulku Rinpoche, no Centro Gyare Druk Recife, de 19 a 21 de julho de 2019. Os textos são uma compilação pessoal sobre o tema abordado – o Mahamudra da mente – e serve apenas como um apoio e incentivo à prática de meditação, em especial, no contexto do Darma.
Que muitos seres possam se beneficiar!
Sobre Gyeltshen Tulku Rinpoche
Sua eminência Gyeltshen Tulku Rinpoche nasceu em Trashiyangtse, Butão, em 1953. O Rinpoche recebeu ensinamentos e bênçãos de muitos lamas espirituais realizados em vários ensinamentos budistas.
A natureza da mente
- Se observarmos com cuidado, a mente não tem somente um modo de operação. Quando somos crianças temos uma forma de operação, quando somos jovens também, quando somos adultos, etc. A mente segue continuamente mudando.
- Temos três aspectos da mente: externo, interno e secreto;
- Os estados mentais a seguir sumarizam todos os estados mentais da mente:
- Virtuosos;
- Não virtuosos;
- Instabilidade mental;
- Uma mente que não se distrai
- O que seria um estado mental não-virtuoso?
- Inclui paixão, aversão e obtusidade mental – Não saber como que surgem desejo e apego, isso é obtusidade mental.
Desejo, apego e aversão
- Se formos exemplificar o desejo/apego, nós podemos experimentar o que um marido ou uma esposa sente, um pelo outro, por exemplo;
- Quando nós encontramos as condições favoráveis para o desejo, o apego se instala e a naturalmente a aversão de perder o objeto de desejo também;
- Quando percebemos através do sentido físico da visão, uma forma muito atraente. Vemos a forma e o aspecto de desejo e apego que se solidifica; Do mesmo modo, o som, o cheiro, o tato, etc.
- Entre nós, seres humanos, não há nenhum tipo mental de apego que não surja dos sentidos físicos.
- Quando o objeto e a consciência dele estão presentes, eles surgem como sendo um. Isso é um engano.
- Aversão é uma defesa perante o objeto de apego. Surge uma agressividade quanto a esse objeto;
- Quando nosso sentido visual entra em contato com algo que nos aparenta ser negativa, surge essa situação;
- Toda defesa agressiva diz respeito a um tipo de aversão;
- Estupidez ou ignorância é tipo um estado mental nublado;
- Na nossa vida, tudo surge dentro desses estados mentais – apego, agressão e estupidez (ignorância);
- Quando estabelecermos um estado mental que entende a desvantagem de não praticarmos as ações nocivas, isso gera um estado mental virtuoso;
- Quando decidimos não desempenhar as ações não-virtuosas de corpo, fala e mente, isso é considerado um caminho virtuoso;
- O terceiro tipo de estado mental, é uma mente que não consegue discernir o tipo de estado mental dissonante;
- Dentro dos seis reinos, são as nossas ações dentro desses estados mentais que nos conduzem a esses tipos de existência;
Ignorância – aquilo que obscurece a natureza da mente
- O Buda ensinou muitas formas de entendermos as negatividades em nossa vida. Evite todo o tipo de negatividade, pratique o que é virtuoso. Dirija a sua própria vida;
- Estupidez é um obscurecimento mental;
- Por vezes, falamos de cinco estados mentais tóxicos – três anteriores – incluindo orgulho e inveja;
- A que se refere cada um?
- Orgulho – Essas qualidades são minhas ou o extremo, um estado mental inferior: lamúria. Eu me identifico com isso e tenho essas dificuldades;
- Inveja – Quando identifiamos que o outro tem qualidades que não temos em nós mesmos, uma sensação de desgosto. Isso pode nos causar inveja.
- É muito importante reconhecer essa condição. Olhar comparativo entre os praticantes;
- Devemos olhar e reconhecer esses estados mentais negativos. Se formos capazes de sanar esses estados mentais, surgiram os estados mentais positivos.
- Ao tentar fazer isso, isso significa dominar a própria mente;
- Se você for capaz de se proteger desses estados mentais inferiores, isso proporcionará estados mentais superiores;
Capa de Simon Steinberger por Pixabay
Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.