#3 | Meditação e cura com os 5 elementos (Thinley Norbu)

meditacao-5-elementos
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Meditação e a cura com os 5 elementos faz parte da série “A Cura na visão dos 5 elementos.” Saiba mais.

Seja lá qual for a fonte, a turbulência dos elementos sutis fará com que nervos, veias e respiração ligados a nossos elementos grosseiros internos se tornem instáveis, nos forçando a depender de nossos elementos externos grosseiros. 

Esses elementos grosseiros externos têm o poder de nos iludir quando os elementos sutis e internos da mente se enfraquecem da mesma forma que o elemento de fogo do sol é capaz de nos fazer alucinar, se nossos elementos sutis não são fortes o bastante.

Então a energia turbulenta da ação e fala de nosso corpo se torna tão histérica quanto nossa mente. Porque é mais congestionada e sofre maior pressão, a energia turbulenta dos histéricos é mais forte do que a energia das outras pessoas. Como resultado, essas pessoas podem criar e destruir muitas coisas, e podem prejudicar ou beneficiar, dependendo se estão em meio a elementos que não as complementam ou em meio a elementos que as complementam. 

Doenças no corpo, fala e mente

Um sinal externo de histeria é o movimento constante e nervoso. Isso pode resultar em acidentes ruins. Quando vamos pegar um copo, o quebramos; quando cozinhamos, nos queimamos ou nos cortamos; quando caminhamos, caímos; quando estamos entre as pessoas, ficamos tristes com facilidade; quando falamos, o fazemos com sopetões; quando nos deitamos, não conseguimos dormir; quando dormimos, temos sonhos turbulentos e ameaçadores; quando pensamos, antes de um pensamento acabar, outro já começou. 

A histeria também produz doenças externas específicas porque os conceitos são inseparáveis do ar cármico que contém todos os elementos. Aqueles que são nervosos, que não têm uma mente em repouso, têm conceitos em movimento contínuo.

Essa atividade persistente gera um calor perceptível que é a essência do elemento fogo.  O fogo e o ar estão conectados um com o outro por suas qualidades sutis parecidas.  Para a mente comum, o elemento sutil do fogo é mais perceptível e substancial que o elemento sutil do ar. Essa combinação de ar e fogo faz com que os elementos se manifestem de forma cada vez mais grosseira, misturando-se com os elementos água e terra.

Por exemplo, se devido ao carma dos cinco elementos não estão equilibrados no corpo e os elementos terra e água em algum dos órgãos do corpo diminuem, então os elementos fogo e ar são agitados pelos conceitos histéricos da mente, e a irritação dos elementos grosseiros pelo movimento ardente da mente no contexto do ar cármico pode resultar em doenças como feridas, úlceras e câncer. 

Enquanto nossa mente comum permanecer obscurecida e desequilibrada, continuaremos a ficar histéricos devido a nossos conceitos de elemento impuro. Porque nossa mente comum precisa constantemente de um objeto, nunca reconhecemos que a Mente de Sabedoria vai além dos conceitos.

Doenças mentais e o desequilíbrio dos 5 elementos

Estamos obscurecidos por essa ignorância, o que está ligado ao elemento pesado da terra. Depois queremos saber algo sobre esses conceitos; esse desejo está ligado ao elemento água. Então, porque não temos um ponto de vista de sabedoria, não encontramos nada, e ficamos com raiva, frustrados e invejosos, sem saber onde descansar. Essa raiva e orgulho estão ligados aos elementos fogo e ar. 

Se somos histéricos, não encontramos a essência secreta vasta e pura dos elementos, não importa o quão frequente ou constantemente tentemos. Tornamo-nos cada vez mais divididos e presos onde não há espaço, não há descanso, e não há mais crença no vasto espaço além dos conceitos. 

Porque os elementos sutis e grosseiros dependem constantemente uns dos outros, renascemos nestes mesmos corpos de elementos grosseiros e turbulentos, com as mesmas mentes de elementos sutis histéricas. 

Quando as circunstâncias histéricas de nossas vidas anteriores, causadas predominantemente pelos elementos fogo e ar por meio de fenômenos negativos, se conectam na vida subsequente com novos fenômenos negativos, nos tornamos ainda mais histéricos com mais raiva ardente e frustração aérea.

Quando as circunstâncias histéricas de nossas vidas anteriores, causadas predominantemente pelos elementos fogo e ar por meio de fenômenos negativos, se conectam na vida subsequente com novos fenômenos positivos, nos tornamos ainda mais histéricos com mais euforia aquosa. 

A água, como o fogo, algumas vezes é positiva e outras vezes negativa. A fim de ajudar uma pessoa histérica, é preciso separá-la de sua mente positiva, excessivamente eufórica, bem como de sua mente positiva, excessivamente eufórica, bem como de sua mente negativa, excessivamente deprimida, até que ela chegue a uma mente equilibrada natural. 

Causas da euforia e depressão através dos 5 elementos

Os elementos que causam essa euforia ou depressão precisam ser encontrados. Sejam eles originários do desejo do elemento da água ou da raiva do elemento fogo, o tratamento depende das circunstâncias particulares do indivíduo.

Por exemplo, se o elemento fogo está evidente em certo paciente, o psicólogo experiente pode cirar um elemento água evidente como antídoto. Se o paciente está com raiva, ele pode criar uma atmosfera calma e pacificar o paciente. Se o paciente está escondendo um problema atrás de uma superficialidade calma, o terapeuta pode criar uma atmosfera de fogo e fazer brotar a raiva real.

Por meio da compreensão dos elementos do paciente, o psicologo pode transformá-los para criar o equilíbrio necessário. Se ele não é capaz de entender a natureza dos elementos contidos na expressão do estado de espírito de seu paciente, ele será apenas como uma babá, fornecendo brinquedos para pacificá-lo temporariamente. 

Médicos experientes compreendem que a melhor forma de equilibrar os elementos é por meio de remédios sutis apropriados, tais como visualização, exercícios ióguicos de respiração e meditação.

A meditação, ou a observação da mente, é especialmente eficaz para diminuir a dor e curar doenças. Por meio da observação, a base da dor e da doença se dissolve, porque a dor e a doença são conceitos e se encontram nos elementos grosseiros. Por meio dessa observação, os elementos grosseiros se dissolvem nos elementos mais sutis, e os elementos sutis se tornam cada vez mais leves até que reste apenas o espaço límpido e os cinco elementos permeiam tudo de forma velada e inseparável, e além de qualquer conceito de doença ou dor.

Então a mente do espaço límpido sem ego, equilibrada desde o princípio, se liberta de todas as distinções entre os elementos puros e impuros.  


Inscreva-se para receber os informativos gratuitos da Roda do Darma por e-mail .



Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *