O Sutra do Coração da Prajnaparamita é um roteiro de práticas que descrevem como a mente búdica opera. Embora isso esteja explicitado no próprio Sutra, nós precisamos superar os obstáculos que nos fazem considerar que as aparências que surgem diante de nós são sólidas, reais, densas, externas e, portanto, nos conduzem ao sofrimento.
Em vez de listarmos aquilo que precisamos afastar para seguirmos “bem” no caminho, podemos começar a ativar o olho de Prajnaparamita, descortinar a vida com a vacuidade como uma experiência direta ou de forma gradual.
Em geral, precisamos do caminho gradual e assim, precisamos entender linha a linha o Sutra do Coração da Prajnaparamita para torná-lo vivo em nós. Neste momento, o Sutra do Coração parece um amontoado de palavras.
Para ativarmos a experiência descrita no Sutra do Coração, nós precisamos estudar e depois fazer a meditação do Pensar, contemplar e repousar linha a linha, para que cada sentença ali ganhe vida, para que o nosso olho brilhe junto à sabedoria descrita pela Prajnaparamita.
Os livros abaixo estão listados sem uma ordem preferencial, apenas de uma forma didática mesmo.
Embora o Sutra seja o mesmo em sua essência, as formas de apresentá-lo podem variar de professor para professor, com exemplos e termos mais próximos de nós, ocidentais. Embora os livros sejam compostos por explicações e comentários, vale lembrar que o Sutra do Coração da Prajnaparamita é um roteiro de práticas que nos permite reconhecer a união de aparência e vacuidade e, portanto, reconhecer o aspecto fugaz e mágico da realidade ao nosso redor.
Sorrimos!
O Sutra do Coração: um guia abrangente para o clássico do budismo mahayana (Kazuaki Tanahashi)
Kazuaki Tanahashi nos guia nesse aprofundamento sobre o Sutra do Coração como o resultado de uma vida dedicada ao trabalho e à vivência desse texto clássico.
O autor delineia a história, o significado, e então analisa o sutra linha a linha, em suas variadas formas (sânscrito, tibetano, mongol e diversas traduções importantes para o inglês), proporcionando uma compreensão mais profunda da história e da etimologia de palavras imprecisas do que, em geral, está disponível para os não especialistas, porém com uma clara ênfase na relevância do texto para a prática.
A Lua No Espelho: Uma Visão Incomum Da PrajnaParamita (Gyalwa Dokhampa)
Em uma linguagem simples e profunda, S. Ema. Gyalwa Dokhampa aborda um dos principais sutras do budismo Mahayana. Esse também é o ensinamento fundamental tanto para a abordagem Sutrayana quanto para o Tantrayana – o Coração Transcendetal da Perfeição da Sabedoria.
A essência do Sutra do coração (Dalai Lama)
O Dalai Lama aborda o Sutra do Coração com uma visão geral, abrangente e acessível de sobre o tema. Com comentários adicionais de Thupten Jinpa, o livro traz uma abordagem clara e prática sobre a importância da Prajnaparamita na vida diária.
O Coração Da Compreensão (Thich Nhat Hanh)
Thich Nhat Hanh oferece uma tradução e comentários com seu estilo inconfundível, lúcido e suave ao Sutra. O “Sutra do Coração”, também conhecido como “Prajnaparamita Sutra”, é considerado a essência do ensinamento budista. Nesse livro, o autor destaca a importância da Prajnaparamita para uma transformação individual e também global.
Novo Coração De Sabedoria (Geshe Kelsang Gyatso)
O Sutra Coração da Prajnaparamita, uma das escrituras mais conhecidas e apreciadas do budismo Mahayana, abrange a essência dos ensinamentos de Buda acerca da vacuidade e os caminhos para cultivar a sabedoria que nos conduz à libertação do sofrimento.
O Prajnaparamita, é o fogo do amor e da compaixão por todos. Quem chega nesse estágio, colocou fogo e queimou a mente egocêntrica em si mesmo. As cinzas desta condição transcendida, ainda tenta levantar-se, mas, o fogo do amor e da compaixão, não permite mais. A raça humana terá seu auge, quando todos realizarem esta condição que já habita em cada um da nós!
Prajnaparamita é o barco que nos leva da margem da confusão à margem da lucidez.