Como praticar o Darma? Por Dzongsar Khyentse Rinpoche

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma das práticas meditativas mais precisas e agudas que podemos usar para internalizar o Darma, é o Pensar, Contemplar e Repousar (PCR).Nós podemos intercalar as sessões de shamata com o PCR até que o tema de contemplação atual seja coerente com a nossa ação.

Nas palavras de Dzongzar Khyentse Rinpoche:

Suponha que tenhamos uma hora para praticar: nos primeiros quinze minutos, deveríamos ouvir [Pensar] ou ler o Darma; nos próximos quinze minutos, devemos contemplar, pois a audição e a contemplação merecem tempo similares; e nos últimos trinta minutos devemos praticar a meditação.

Se você é sério sobre seguir o caminho do Darma, você tem que meditar. Ouvir e contemplar, mas não meditar, é como ler o menu várias vezes, mas nunca pedir [o prato]; Qual é o ponto? Você deve meditar. E o que é meditação? A meditação é permanecer completa e unidirecionalmente com nossa confiança no Dharma, que ganhamos com a audição e a contemplação.

~ Dzongsar Khyentse Rinpoche

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *