coração

Com exemplos cotidianos das suas experiências como praticante, pai de família e professor leigo, Tsoknyi Rinpoche, autor de “Coração aberto, mente aberta” mostra que o amor essencial pode ser redescoberto em cada um de nós.

Trata-se de um tesouro de bondade incondicional naturalmente presente, que, em suas palavras, “pode ser nutrido até tornar-se uma chama ardente e brilhante que aqueça o mundo inteiro”.

De maneira simples e direta, Rinpoche transmite ensinamentos valiosos como:

  • O coração de bodicita: a coragem em abrir o coração para um mundo além do nosso controle
  • O discernimento das várias camadas de ignorância de construção de um “eu” sólido
  • Os fundamentos da atenção plena com a meditação
  • Ação compassiva com as 6 perfeições: generosidade, moralidade, paz/paciência, energia constante, concentração e sabedoria
  • A confiança inabalável na natureza aberta e destemida da mente.

Coração aberto, mente aberta” nos convida a refazer o caminho de casa, pois não estamos perdidos.

No fundo, sabemos ser possível curar nossas feridas e experimentarmos o estado incondicional pleno de abertura: tal busca nos trouxe a esse lindo encontro com os ensinamentos.

“Tsoknyi Rinpoche tem um jeito único de integrar uma sabedoria sincera, a clareza brilhante e a diversão no caminho para o despertar. 

Nestas páginas vivas e profundas, sentimos o prazer de estar com Rinpoche, pois suas histórias encantadoras evocam um caminho de insights psicológicos práticos e métodos espirituais. 

Coração Aberto, Mente Aberta oferece a quem deseja, uma vida mais alegre, um guia magistral para um significado maior. Uma mente mais espaçosa e a centelha de um amor bondoso.”

— Tara e Daniel Goleman, autores de Alquimia Emocional e Inteligência emocional 

Coração aberto, mente aberta | Vamos praticar juntos?

Um estudo para quem deseja tocar a vida adiante, conectar-se com a cordialidade, a abertura e a possibilidade que, em nível intuitivo, sabemos que é possível. Uma leitura obrigatória para pessoas que, como nós, buscam um remédio verdadeiro para a insatisfação que experimentamos: um coração mais aberto.

O autor | No coração de Tsoknyi Rinpoche

“Conheci Tsoknyi Rinpoche durante o Primeiro Concílio Anual Drukpa no Nepal liderado pelo 12º Gyalwang Drukpa, líder supremo da Linhagem Drukpa no mundo. 

Recebemos-o diversas vezes em grupo composto por estudantes universitários do Ranjung Yeshe Institute, o departamento de estudos budistas da Kathmandu University (onde desempenhei minha graduação em estudos budistas e línguas himalaicas) transmissões vivas da essência e natureza de nossas mentes através de palavras simples e diretas na sala de sua residência, com sua filha de cinco anos correndo pela casa e sentando em seu colo a mesa de jantar enquanto Rinpoche nos dava o exemplo de como viver uma vida plena de sentido, de conexão e fluidez natural na forma de um pai com suas responsabilidades familiares ao mesmo tempo que um grande mestre responsável pelo treinamento das próximas gerações que manterão sua tradição espiritual viva. 

Além de ser o fundador e diretor da Pundarika Foundation, Tsoknyi Rinpoche é autor de diversos livros entre eles ‘Fearless Simplicity: The Dzogchen Way of Living Freely in a Complex World’; ‘Carefree Dignity: Discourses on Training in the Nature of Mind’.”

Lama Jigme Lhawang e sua experiência na presença desse grande professor.

Mais informações sobre Tsoknyi Rinpoche, seus ensinamentos e atividades em seu site oficial.

Quero participar mas ainda não tenho o livro. E agora?

Relaxe! Você pode começar o ciclo de estudos sem ter o livro em mãos.

Participe como puder, seja frequentando os encontros semanais ao vivo ou pelas gravações. Dessa forma, você conseguirá seguir com o seu livro assim que ele chegar. 

Apenas comece com sua prática, estudo ou meditação em seu próprio ritmo e tempo. Você e as pessoas em volta serão beneficiadas! 

Partilha | O Coração Aberto em movimento 

Muitos participantes da comunidade da Roda do Darma se sentem beneficiados em transformar todo esse falatório “bonito” de compaixão e sabedoria em ações coerentes e práticas no dia-a-dia.

Desse modo, é natural compartilhar esse movimento com pessoas próximas também!

Nós seguimos em relação, sempre. A transformação se dá tanto conosco quanto com os outros.

Compartilhe essa página com pessoas próximas que se beneficiarão com esse ciclo de estudos e práticas: rodadodarma.com.br/coracao

Pratique junto

“Coração aberto, mente aberta” será contemplado em 14 semanas de estudos e práticas meditativas, de janeiro a abril. Os encontros são online, ao vivo e em vídeo, pelo Google Meet. Sempre nas quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília). 

Caso você esteja impossibilitado(a) de participar ao vivo, os nossos estudos são gravados e ficam disponíveis para você acessá-los no seu ritmo, tempo e agenda. Tudo com acesso fácil e descomplicado. Além disso, temos o apoio do grupo online com a partilha de cada participante, textos de apoio e aprofundamento, apoio, acolhimento e direcionamento baseados em compaixão e sabedoria. 

Meditação diária | uma reunião íntima com nosso mundo interno

Além dos ciclos de estudo e práticas, temos as meditações matinais para reforçar o nosso apoio nas práticas de transformação do mundo interno. No silêncio, nosso olhar se amplia com respiração serena, mente calma e olhar lúcido.

Sem atalhos, truques, passes de mágicas, apenas com trabalho diário e contínuo – tocar o chão – percebemos a vida com brilho nos olhos e de coração aberto. Tudo isso juntos e ao vivo, online.

Acervo 

Nós já tivemos outros ciclos de estudos como “Práticas de compaixão” e “12 elos: entendendo com clareza e compaixão quem realmente somos”.  Os audios e materiais de apoio desses encontros anteriores também seguem disponíveis mesmo que você entre agora. 

Participe

Independente do seu nível, ressaltamos o processo orgânico de crescimento e cultivo do mundo interno como eixo. Ajudamos uns aos outros a descobrir os estudos e pôr em prática a autonomia trazida nos encontros, de forma prática e direta.

Alegria em seguirmos juntos no caminho de transformação do mundo interno!

Você já frequenta a Roda? Então é só atualizar a agenda e relaxar.
Para deseja entrar na Roda e participar dos estudos e práticas, segue o formulário.

Que muitos possam se beneficiar!

Qualquer dúvida, basta entrar em contato: roberto@rodadodarma.com.br

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *