Méritos são um tipo de consignação budista?

visão
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Méritos são um tipo de consignação budista? Para que servem? Nessa citação, o renomado professor Dzongsar Khyentse Rinpoche nos ajuda a entender um pouco mais sobre essa questão tão falada no budismo. Em seguida, temos umas ótimas referências sobre essa questão sendo explicadas pelo Lama Padma Samten.

O mérito se manifesta em nossas habilidades. Com a capacidade de agir positivamente, somos capazes de criar as circunstâncias necessárias para ver nosso mundo e tudo nele como realmente é.

Sem mérito, criar tais circunstâncias é impossível; com mérito, tudo o que ouvimos, contemplamos e meditamos, isso nos guiará a desenvolver a capacidade ou condições necessárias para gerar sabedoria.

Sabedoria e mérito, portanto, andam de mãos dadas: o mérito produz sabedoria e a sabedoria produz mérito. Por fim, mérito é a capacidade de obter controle sobre nossas vidas, para que não apenas possamos entender a verdade, mas também vivê-la.


Dzongsar Khyentse Rinpoche

O funcionamento do mundo se dá por méritos. Podemos ver o funcionamento econômico, mas isto é uma pequena parte do todo. Não nos damos conta de que a moeda é mérito.


Lama Padma Samten

Saiba mais

Capa de Free-Photos por Pixabay

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *