Podcast | #6 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Compaixão na prática

compaixão
Esse artigo faz parte da série As Quatro Nobres Verdades com 11 publicações
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

E na prática? Como a compaixão funciona

A compaixão aparece no quinto passo do caminho de oito passos, dentro da abordagem das quatro nobres verdades no caminho da liberação, a quinta etapa do caminho de oito passos simboliza o amadurecimento da visão, ou seja, como bodisatvas, andando no mundo, como podemos trazer benefícios verdadeiros aos seres?

Sugestão para aproveitar os estudos:

  1. Leia o trecho “Darma da vez” e tente compreender a essência do que está sendo passando procurando exemplos em sua vida ou na vida de pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.
  2. Em seguida, escute a gravação do estudo em grupo no podcast para acompanhar o conteúdo abordado e enriquecer a sua compreensão;
  3. Anote as eventuais dúvidas que surgirem e se preferir, compartilhe com o grupo aquilo que achar apropriado dentro do escopo do tema.

Darma da vez

página 25

Compaixão

Somente vamos conseguir praticar a compaixão no nível da Bodichita Absoluta se ela for um exercício de liberdade, já descrito anteriormente. Mas a compaixão tem um elemento específico que se diferencia do amor e das demais ações. Nesse caso, o controle de qualidade é o fato de reconhecermos o outro dentro do seu ambiente e temos na mente a verdade dos itens anteriores. Portanto, reconhecemos que o sofrimento dele é desnecessário, pois ele tem a mesma natureza que a nossa e o seu sofrimento é completamente desnecessário.

E assim surge o impulso de socorrê-lo. Aqui temos o elemento de igualdade com o outro, ou seja, não há a sensação de que somos superiores, há o impulso sábio de socorro, porque essa é uma condição, essa sabedoria vem por conta de todas as etapas percorridas anteriormente. Então não estamos mais entrando naquela paisagem sem sabedoria, vamos apenas potencializar o benefício que for necessário. Não estamospresos, caso contrário não teríamos condições de ajudá-lo.

Podcast

A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:

Créditos da imagem de StockSnap por Pixabay.

Se liga na série<< Videoaula #4 | Descobrindo as Quatro Nobres VerdadesPodcast | #7 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – O amor na visão de Prajnaparamita >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *