E na prática? Como a compaixão funciona
A compaixão aparece no quinto passo do caminho de oito passos, dentro da abordagem das quatro nobres verdades no caminho da liberação, a quinta etapa do caminho de oito passos simboliza o amadurecimento da visão, ou seja, como bodisatvas, andando no mundo, como podemos trazer benefícios verdadeiros aos seres?
Sugestão para aproveitar os estudos:
- Leia o trecho “Darma da vez” e tente compreender a essência do que está sendo passando procurando exemplos em sua vida ou na vida de pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.
- Em seguida, escute a gravação do estudo em grupo no podcast para acompanhar o conteúdo abordado e enriquecer a sua compreensão;
- Anote as eventuais dúvidas que surgirem e se preferir, compartilhe com o grupo aquilo que achar apropriado dentro do escopo do tema.
Darma da vez
página 25
Compaixão
Somente vamos conseguir praticar a compaixão no nível da Bodichita Absoluta se ela for um exercício de liberdade, já descrito anteriormente. Mas a compaixão tem um elemento específico que se diferencia do amor e das demais ações. Nesse caso, o controle de qualidade é o fato de reconhecermos o outro dentro do seu ambiente e temos na mente a verdade dos itens anteriores. Portanto, reconhecemos que o sofrimento dele é desnecessário, pois ele tem a mesma natureza que a nossa e o seu sofrimento é completamente desnecessário.
E assim surge o impulso de socorrê-lo. Aqui temos o elemento de igualdade com o outro, ou seja, não há a sensação de que somos superiores, há o impulso sábio de socorro, porque essa é uma condição, essa sabedoria vem por conta de todas as etapas percorridas anteriormente. Então não estamos mais entrando naquela paisagem sem sabedoria, vamos apenas potencializar o benefício que for necessário. Não estamospresos, caso contrário não teríamos condições de ajudá-lo.
Podcast
A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:
Créditos da imagem de StockSnap por Pixabay.
Pingback: Podcast | #9 - Estudo sobre as quatro nobres verdades - Equanimidade: como lidar com as crises? | Roda do Darma
Pingback: Méritos são um tipo de consignação budista? | Roda do Darma
Pingback: #1 | Como montar uma rotina de prática meditativa diária? | Roda do Darma
Pingback: Podcast | #10 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Equanimidade: como simplificar a vida? | Roda do Darma