#1 | Como montar uma rotina de prática meditativa diária?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Como montar uma rotina de práticas diária de meditação? Por vezes, nós começamos a estabelecer uma sequência regular e aquilo dura por um tempo e depois ficamos estagnados. Então, aqui temos uma sugestão baseada em três aspectos importantes sempre ressaltados, talvez, com nomenclaturas diferentes, mas todos apontam para o mesmo lugar: a lucidez quanto a natureza da mente e seu funcionamento. Compaixão

Os três pontos fundamentais são: (1) Ter uma prática que acorda o coração, (2) Shamata e (3) Prajna – ter uma visão de sabedoria, lucidez diante das coisas.

Como montar uma rotina de prática meditativa diária?


Guia rápido de como estabelecer uma rotina de práticas diária

Com a prática que acorda o coração nós podemos ganhar confiança e abrir as portas para o caminho – pode ser, por exemplo, alguma prática dentro do roteiro de 21 itens, como estabelecer a fundação da prática do Darma, nascimento no lótus, metabavana, etc. A prática de Shamata vem como a capacidade de dirigir a própria mente pois com uma mente distraída, é praticamente impossível de seguirmos praticando algo pois a mente conceitual é birrenta demais! Prajna, lucidez, aqui se refere ao pensar, contemplar e repousar, que usar do repouso e quietude da mente, para usar a mente que está além do pensar e do não pensar, como um recurso disponível, a mente que descortina a mente.

Assim, avançamos dentro das nossas possibilidades.

Que muitos possam se beneficiar! Seguimos no Darma.

Capa de PIRO4D por Pixabay

Um comentário em “#1 | Como montar uma rotina de prática meditativa diária?

  1. Pingback: Criando uma rotina de prática meditativa diária | Roda do Darma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *