#1 | Como montar uma rotina de prática meditativa diária?

rotina
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Como montar uma rotina de práticas diária de meditação? Por vezes, nós começamos a estabelecer uma sequência regular e aquilo dura por um tempo e depois ficamos estagnados. Então, aqui temos uma sugestão baseada em três aspectos importantes sempre ressaltados, talvez, com nomenclaturas diferentes, mas todos apontam para o mesmo lugar: a lucidez quanto a natureza da mente e seu funcionamento. Compaixão

Os três pontos fundamentais são: (1) Ter uma prática que acorda o coração, (2) Shamata e (3) Prajna – ter uma visão de sabedoria, lucidez diante das coisas.

Como montar uma rotina de prática meditativa diária?


rotina de práticas
Guia rápido de como estabelecer uma rotina de práticas diária


(1) Com a prática que acorda o coração nós podemos ganhar confiança e abrir as portas para o caminho – pode ser, por exemplo, alguma prática dentro do roteiro de 21 itens, como estabelecer a fundação da prática do Darma, nascimento no lótus, metabavana, etc.

(2) A prática de Shamata vem como a capacidade de dirigir a própria mente pois com uma mente distraída, é praticamente impossível de seguirmos praticando algo pois a mente conceitual é birrenta demais!

(3) Prajna, lucidez, aqui se refere ao pensar, contemplar e repousar, que usar do repouso e quietude da mente, para usar a mente que está além do pensar e do não pensar, como um recurso disponível, a mente que descortina a mente.

Assim, avançamos dentro das nossas possibilidades.

Que muitos possam se beneficiar! Seguimos no Darma.

Capa de PIRO4D por Pixabay

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

1 comentário em “#1 | Como montar uma rotina de prática meditativa diária?

  1. Pingback: Criando uma rotina de prática meditativa diária | Roda do Darma

  2. Pingback: Links úteis | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *