Como montar uma rotina de práticas diária de meditação? Por vezes, nós começamos a estabelecer uma sequência regular e aquilo dura por um tempo e depois ficamos estagnados. Então, aqui temos uma sugestão baseada em três aspectos importantes sempre ressaltados, talvez, com nomenclaturas diferentes, mas todos apontam para o mesmo lugar: a lucidez quanto a natureza da mente e seu funcionamento. Compaixão
Os três pontos fundamentais são: (1) Ter uma prática que acorda o coração, (2) Shamata e (3) Prajna – ter uma visão de sabedoria, lucidez diante das coisas.
Como montar uma rotina de prática meditativa diária?
(1) Com a prática que acorda o coração nós podemos ganhar confiança e abrir as portas para o caminho – pode ser, por exemplo, alguma prática dentro do roteiro de 21 itens, como estabelecer a fundação da prática do Darma, nascimento no lótus, metabavana, etc.
(2) A prática de Shamata vem como a capacidade de dirigir a própria mente pois com uma mente distraída, é praticamente impossível de seguirmos praticando algo pois a mente conceitual é birrenta demais!
(3) Prajna, lucidez, aqui se refere ao pensar, contemplar e repousar, que usar do repouso e quietude da mente, para usar a mente que está além do pensar e do não pensar, como um recurso disponível, a mente que descortina a mente.
Assim, avançamos dentro das nossas possibilidades.
Que muitos possam se beneficiar! Seguimos no Darma.
Pingback: Criando uma rotina de prática meditativa diária | Roda do Darma
Pingback: Links úteis | Roda do Darma