Os sutras de modo geral, são escrituras canônicas onde estão registradas os ensinamentos orais do Buda Sakyamuni. Nesse texto, iremos olhar uma explicação profunda sobre a visão do Buda sobre os doze elos.
A originação interdependente é um dos principais ensinamentos do budismo. Os relatos canônicos do despertar do Buda relatam como ele hesitou em descrever a profunda realização que ele alcançou, dado o quão difícil seria para outros para compreender.
Por fim, convencido a falar de sua descoberta, o Buda começou ensinando as quatro verdades dos nobres. Então, para explicar em mais detalhando as causas do sofrimento e sua cessação, ele ensinou aos agregados como eles são mal interpretados como um “eu”, e a originação dependente, baseada em parte da ideia pan-indiana de causalidade moral, como um meio de obter insights sobre a natureza da realidade.
Este ensinamento foi posteriormente analisado em detalhes pelas várias escolas filosóficas budistas. É um tópico discutido em muitos outros sūtras e tem sido amplamente interpretado em comentários pelas tradições budistas.
O presente texto se inicia com:
“No Jardim Jeta, perto de Śrāvastī, monges se reuniram para ouvir o Buda sobre como ele apresentara a doutrina fundamental do originação dependente.
O Buda primeiro dá a definição de originação dependente e depois ensina os doze fatores que formam a cadeia causal da existência no samsara, bem como a definição e características desses doze fatores.”
Mas está em inglês, por isso que os ensinamentos de buda no Brasil e ocidente é considerado elitista.