Como descobrir o budismo e a meditação e vivê-los ao alcance dos seus pés?

Ao participar da Roda do Darma, você será capaz de:

  • Uma compreensão sistemática do budismo e da meditação, através dos estudos direcionados através de métodos essenciais que independem de crença religiosa, política ou filosófica.
  • Não precisamos de mais protocolos, regras e teorias abstratas, mas de valores permanentes, referenciais seguros para uma vida potente e ativa.
  • Sem truques ou mistérios: a clareza de como funcionamos atrás dos nossos olhos, vem da compreensão de como nossa mente opera. 

  • Sentir o efeito colateral direto das práticas com a melhora da vida cotidiana. 

  • Nortear os altos e baixos emocionais e expandir as qualidades positivas da mente, sem negligenciar a redução dos hábitos egoístas e negativos 

  • Compreender o mundo interno com liberdades e possibilidades mais amplas de ação, ao invés de ir atrás de mais um conjunto de regras e teorias

  • Internalizar valores permanentes e referenciais seguros para uma vida potente e ativa.  

Independente se você: 

  • Acredita que há um abismo entre o que você pensa, suas ações e isso lhe torna impaciente consigo e com os outros.
  • Está sempre constrangido por não conseguir meditar com regularidade.
  • Perguntar-se: onde minhas escolhas estão me levando? E não obtém uma resposta segura e que faz o coração se sentir em casa.

E mesmo que até o momento, você se sinta perdido(a) e sozinho(a) nas suas meditações, e nos estudos, o ponto principal é olhar para essa insegurança inexplicável.

Mudamos tudo fora, mas seguimos confusos e enganados sobre quem somos, em nossa essência.

Use seu tempo com sabedoria

Conduzo grupos de estudo e meditação, além de oferecer cursos, oficinas, rodas de conversa e palestras tanto para budistas quanto não-budistas, sob a orientação de Lama Padma Samten, meu professor direto. 

Prazer, Roberto!

Minha motivação e alegria é ajudar as pessoas a partir do budismo e da meditação, a trilharem um caminho de transformação interior, dentro de uma prática sistemática e assim, se tornarem mais íntimo com o funcionamento da própria mente.

A responsabilidade pelo mundo interno se dá pelo discernimento e o contato aberto do nosso coração com a vida diária. 

A união das práticas meditativas e os estudos regulares, nos oferece ferramentas para lidar com os nossos pensamentos e emoções.

Além disso, temos a descoberta das qualidades do coração, como alegria, compaixão, amor e sabedoria. 

Gosto de lembrar a citação de Mingyur Rinpoche sobre a importância de comunidades online de transformação:

O conteúdo online, no começo, tem dois benefícios. Um é que novas pessoas, não conectadas, podem se conectar.

Aqueles que estão realmente conectados com os ensinamentos principais não podem alcançá-los online. Você precisa receber os ensinamentos sobre a natureza da mente face a face.

Depois disso, as pessoas podem falar umas com as outras através da comunidade online, esse é o segundo benefício. Eu acho que essas coisas são realmente boas.

Independente da idade, todos aspiramos por qualidades básicas de uma vida humana que nos permita viver além das inseguranças, com convicção e fazer o brilho da verdade pulsar em nossos olhos.  

O poder da prática em grupo

  • Organize sua rotina de estudos e meditação no seu ritmo e agenda.
  • Crie o hábito de meditar sozinho(a) em casa, online.
  • Visualize alternativas diante das aflições mentais, como a raiva e a ansiedade, por exemplo. 
  • Compreenda as inteligências do coração como a compaixão, o amor, a alegria, a generosidade e a sabedoria.
  • Conecte o aprendizado dos encontros semanais através de um eixo sistemático e avançar no caminho de transformação usando a própria vida como caminho.
  • Mergulhe nas profundezas do mundo interno e descura uma vida com uma qualidade de presença mais leve, aberta, e curiosa nas relações consigo e com os outros.
  • Descubra como os funcionam os mecanismos de fixação que nos levam a reações exageradas ou nos deixam impotentes diante dos lugares, situações ou relacionamentos.

Acompanhamento de estudos e práticas (budismo online e meditação)

(1) Individual (contato direto comigo) com um programa estruturado de incentivo às rotinas de estudo e práticas de meditação que respeita às suas capacidades, seu modo de ser e o seu tempo de aprendizado. 

(2) Em grupo onde avançamos juntos com os encontros semanais, online. Em rede, geramos várias inteligências em conjunto e o processo se enriquece pelo contato e a partilha das experiências e aprendizados dos participantes da Roda do Darma.

Atividades semanais

  • Pratique onde estiver: em grupo avançamos mais rápido. Praticamos sessões de meditação silenciosa, online, no turno da manhã (veja mais detalhes sobre a agenda abaixo). 
  • Estudos e contemplação com os exemplos no cotidiano – compreender a importância dos ensinamentos, bem como sua aplicação nas nossas vidas é o ponto de mudança. Sem pressa, saímos do mundo das ideias e integramos lucidez ao cotidiano.

Agenda semanal de estudos e práticas

Comunidade

  • Grupo exclusivo: Dicas e partilhas todos juntos em um canal exclusivo no Whatsapp.
  • Material complementar composto por vídeos, textos, planilhas, imagens e indicações de livros.
  • Resumos sobre as aulas semanais disponíveis no grupo.
  • Os encontros ficam gravados para você ouvir e praticar, estudar no seu ritmo e tempo.
  • Áudios explicativos são disponibilizados para complementar os estudos semanais no grupo exclusivo.

Depoimentos dos participantes

Criado com o Padlet

Quer praticar junto?

Independente do seu nível, ressaltamos o processo orgânico de crescimento e cultivo do mundo interno como eixo. Ajudamos uns aos outros a descobrir os estudos e pôr em prática a autonomia trazida nos encontros, de forma prática e direta.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato: roberto@rodadodarma.com.br

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.