Como começar a praticar meditação shamata?

shamata
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Como começar a praticar Shamata? O presente texto é divido nas seguintes seções: (1) apresentação, (2) comece a meditar por aqui, (3) um pouco mais sobre shamata, (4) meditação guiada e (5) vídeos com meditações para iniciantes;

Apresentação

Para começar, vamos revisar um pouco sobre as instruções fundamentais: como posicionar o nosso corpo, fala e mente em seus estados naturais. Precisamos da meditação shamata pois se a mente esvoaça de um lado para o outro, dentro das bolhas de realidade, é praticamente inviável se perceber a lucidez (ver o olho do Darma) diante das circunstâncias. Shamata é a base onde a sabedoria irá se revelar. Precisamos ter a capacidade de tornar nossa mente dócil, dirigir a própria mente.

Primeiros passos na meditação

Guia rápido sobre shamata

Uma boa pedida também é acessar o guia rápido para praticar Shamata com foco na energia e tê-lo como referência durante a prática.

Meditações guiadas

Segue um baú de tesouros com meditações guiadas: um norte quando começamos a praticar. Você pode começar escutando, entendendo o que está sendo proposto e, em seguida, ir experimentando o sabor da meditação em sessões curtas de prática. 

Vídeos para começar a meditar

Uma introdução à prática da meditação. Por que, como e onde sentar em silêncio para começar a meditar. Um passo a passo bem simples com trechos de meditação guiada por Lama Padma Samten.

Aqui temos as instruções sobre meditação shamata com foco nos 5 lungs (elementos) com Marcelo Nicolodi.

Junte-se a nós! 



Participe!

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

6 comentários em “Como começar a praticar meditação shamata?

  1. Pingback: Prática | Vinte e um dias de Shamata – Roda do darma

  2. Pingback: Terças de meditação silenciosa, das 19h30 às 20h30 | Roda do Darma

  3. Pingback: Meditar para relaxar? Já somos relaxados. | Roda do Darma

  4. Pingback: Práticas presenciais a distância | Roda do Darma

  5. Pingback: Meditações guiadas | Roda do Darma

  6. Pingback: Como praticar meditação com o Insight timer? | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *