O que é o olho do Darma?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Quando vocês estão parados, na meditação, além dos condicionamentos, além da roda da vida, a mente do Buda é a mesma mente de vocês porque a nossa mente é a mente do Buda.

Trecho do retiro”Reencantamento do Mundo” lecionado por Lama Padma Samten no CEBB Darmata, em setembro de 2018.
Guru Rinpoche está olhando desde a vacuidade.  Atrás, na mente dele, tem a vacuidade e dela brota lucidez.
Ele olha tudo desde o ponto livre da mente, e não do ponto condicionado, que é onde brota a felicidade comum. É bonito ver o mestre Dogen explicando a transmissão do mestre e o aluno. Isso nos ajuda a compreender as imagens de Guru Rinpoche descritas como se fosse o próprio Guru Rinpoche em pessoa. Essas imagens, se vocês olharem desde o olho de Guru Rinpoche, essa imagem reflete a natureza livre da mente de vocês. Se vocês olharem com cuidado, vocês não conseguem traçar condicionamento dentro da mente dele [de Guru Rinpoche].
Dogen explica que a transmissão do mestre para o discípulo é através do olhar, ele olha dentro do olho do aluno e o aluno olha dentro do olho dele. Quando eles se olham, o aluno vê que não há um pré-condicionamento, ele está num mundo livre, da mente naturalmente presente. Ele não está dentro de um condicionamento onde ele busca alguma coisa ou outra, não está dentro de um mundo psicológico, emocional, ele está numa visão livre. Quando o aluno vê aquilo, ele vê porque a mente dele alcançou o mesmo lugar que o mestre.
Ele só vê a mente livre porque ambos estão no mesmo lugar. Dogen diz que quando o aluno vê o mestre, ele vê todos os Budas que vieram antes. Ele recebe as bençãos, não só dos mestres, mas de todos os Budas que vieram antes.
Quando a gente vê isso assim, parece uma loucura. Parece que a gente nunca vai atingir isso. Na verdade, esse é o olhar de Guru Rinpoche. Quando vocês estão parados, na meditação, além dos condicionamentos, além da roda da vida, a mente do Buda é a mesma mente de vocês porque a nossa mente é a mente do Buda. Mas, nós criamos condicionantes e isso nos impede de ver como o Buda vê, mas a nossa mente segue sendo criativa, [a mente] que constrói as realidades. Então, surge essa visão.
Confira o ensinamento no vídeo abaixo em torno de 1h55min:

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

4 comentários em “O que é o olho do Darma?

  1. Carol Leite Responder

    muito bom o link pras informações do mestre dogen :))

  2. Pingback: Quadro de apoio – Reconhecendo e liberando as emoções perturbadoras – Roda do Darma

  3. Pingback: Guia de práticas | Shamata – Roda do Darma

  4. Pingback: Como dar um calote no carma? | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *