Já cogitou a possibilidade de usar o desejo e apego como um caminho de transformação interna? Usualmente, nós colamos chiclete no apego ou usamos ácido muriático para nos livramos dele. Com o treinamento da mente, apreciamos o que surge sem exageros ou negações. Como sair das ideias e começar a praticar?
Nós estudamos a originação dependente na perspectiva Mahayana, ou seja, olhamos mais de perto e localizamos os obstáculos com apreciação. Ao mesmo tempo, temos a aspiração de ajudarmos os outros a fazerem o mesmo.
As seis emoções e seus palácios reais, são vistos a partir de um “chão” firme onde nos permitimos estar mais conscientes de suas limitações e frustrações – a curto, médio e longo prazo. A segunda nobre verdade diz respeito a criação, sustentação e dissolução da experiência de sofrimento e seus condicionantes. Essa é a descrição detalhada da roda da vida.
Um horizonte além das bolhas
Sempre teremos uma visão de alcance e ela será expandida com o tempo de prática e a nossa dedicação.
Nesse podcast , usaremos o exemplo do vendedor e seu passeio pelos seis reinos em busca da felicidade prometida. Malaquias de Almeida é uma pessoa de bem, pai de gêmeos – Nauê e Nauá, cidadão exemplar. Declara imposto de renda na data certa, paga seus impostos, nunca precisou ir pegar um formulário de quitação de dívidas e sempre bate o ponto no horário. Faz dez anos que ele trabalha na Comércios & Comércius.
Desejo e apego como ornamento do caminho
Em um certo dia, ele começa a entender mais o caminho internalizador e se dá conta: “Uhm! Interessante! embora eu esteja no mesmo local físico, minha mente cria realidades adjacentes a bolha onde estou.” O nosso vendedor começa a olhar mais de perto para essas emoções sutis e descobre uma liberdade diante delas. É uma conexão pouco acessada pois estamos muito ocupados no turbilhão de emoções e pensamentos.
Nesse podcast, veremos como reconhecer mais facilmente o desejo e o apego. Sem filtrá-lo ou rejeitá-lo, percebermos o quão útil essa sensação é enriquecedora nas nossas ações cotidianas.
Podcast da vez
A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:
Arte e edição de aúdio por @lordbrito
Pingback: 26 | Como amar sem ter apego? | Roda do Darma