As condições adequadas a semente de bodicita germinar são as quatro contemplações que transformam a mente. Elas são o atalho para encontrarmos a felicidade. Ao entendermos o funcionamento da mente, nós chegamos sem medo ou esperança em mais seres. Não temos interesse em ser estatística para o IBGE, estamos simplesmente manifestando uma inteligência mais ampla baseada em compaixão e sabedoria para benefício dos seres.
Em algum momento, nós precisaremos entrar nos lugares que nos assustam, para poder fazer a bodicita nascer, se estabilizar, termos a certeza da essência das coisas como elas são. Eis o momento ideal para contemplarmos o nascimento humano precioso, a impermanência, o carma e o sofrimento.
A profundidade da nossa contemplação depende do quanto nós podemos adentrar nas diversas situações: se permitir sentir o que os outros sentiram, entrar em suas peles, digamos assim. A compaixão surge como um desejo de que aquele sofrimento atual seja imediatamente aliviado, e em definitivo, os seres possam ser completamente liberados dos pesares do samsara (a causa do sofrimento; avydia)
Nesse episódio, desvendaremos os mistérios de como digerir nossos desejos e apegos sem exagerá-los ou negá-los, com assertividade e leveza.
Ouça agora o podcast “Como digerir nossos desejos e apegos?”