21 | Por que você deveria integrar a Bodicita em sua vida

por que você deveria integrar a bodicita
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Bodicita significa a remoção de todos os obscurecimentos mentais e a revelação de todas as qualidades límpidas e perfeitas da mente. 

A pureza e integridade da nossa prática, diz respeito a incorporamos a bodicita seja ela de aspiração ou ação, em cada um dos métodos que utilizamos. E, esse é um tema comum de ser requisitado: como está a minha prática? 

A premissa inicial é a capacidade de ultrapassarmos a solidez do sofrimento. Todos os seres buscam a felicidade e desejam evitar o sofrimento. Com bodicita, nós podemos adentrar ainda mais esse assunto e sem queimarmos juntos.

Com bodicita a mesma experiência de sofrimento é usada para benefícios, é transformada em sabedoria. Naturalmente, se falamos de pureza da prática, estamos comparando a impureza ou seja, como que nós derrapamos e usamos os métodos e ensinamentos como uma ferramenta de engrandecimento da identidade. Sendo assim, é extremamente importante entender a motivação de integrar a bodicita em nossas ações.

O sofrimento como trampolim para bodicita

Bodicita é o coração da prática, Prajna é a mente e o pulmão na prática formal é a respiração. É certo: sem a motivação correta, a prática formal irá estagnar. Não é a toa que o principal objetivo da prática é estabelecer a liberação de todos os seres. Nós não iremos nos mover de maneira ingênua, achando que iremos concertar o mundo. Por uma liberdade natural da mente, nós sempre podemos nos recriar de outra forma e, infelizmente, isso é pouco comentado entre as pessoas. 

Se relacionar a partir de bodicita, é se relacionar com o giro da Roda do Darma. Sempre há esse alternativa, precisamos lembrar disso. Por bodicita, nós utilizamos as próprias ações auto-centradas como combustível para as atitudes altruístas. É basicamente o exercício de prática. 

Os três aspectos de bodicita

Bodicita é composta por três aspectos. São eles:

  1. Compaixão pelo sofrimento dos seres  
  2. Aspiração para alcançar a iluminação para o benefício dos seres 
  3. O caminhar, de fato. A participação ativa no caminho da liberação para atingir tal meta. O caminho de oito passos, caminho do meio, as quatro nobres verdades e o nobre caminho de oito passos. 

Nesse episódio, mergulharemos nos detalhes sobre o tema da bodicita e por que ela é um tema tão importante assim.

Ouça agora o podcast “Por que você deveria integrar a Bodicita em sua vida



Imagem de Tibor Janosi Mozes por Pixabay

Sobre o autor

Desde 2011, dedica sua atenção e curiosidade à meditação e a sabedoria milenar do Darma. É aluno de Lama Padma Samten. Praticante no CEBB Recife (PE).

1 comentário em “21 | Por que você deveria integrar a Bodicita em sua vida

  1. Pingback: 22 | Como ter equanimidade no doce e amargo das relações? | Roda do Darma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *