Eu já tenho os meus problemas. Por que eu deveria me preocupar em ajudar os outros?

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Cada vez que nós presenciarmos uma atitude negativa, deveríamos pensar: “Quem irá ajudar essas pessoas?” Cada vez que nós encontrarmos uma situação dessas, isso deveria ser como combustível para bodicita. É muito comum dizermos: “eu já tenho os meus problemas, jamais faria tal e tal situação negativa”.

É possível que você possa ter um comportamento ético, elevado, etc. É muito fácil pensar que só os outros são capazes de fazer aquilo. Será que a sua mente não é um anfitrião das 84 mil aflições mentais? Como qualquer outra pessoa?  Se estamos tão sujeitos como qualquer outra pessoa, é apenas pela bondade dos nossos mestres, dos ensinamentos e do métodos de sabedoria que podemos nos liberar do samsara. Um bodhisattva jamais se considera mais elevado que os outros. Isso é a consciência de equanimidade. Dessa perspectiva, não existe nem inferior e nem superior.

~ Comentários do Lama Alan Wallace ao texto “O Darma tolo de um idiota vestido de barro e penas”

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *