O hábito da meditação por Mingyur Rinpoche

o-habito-da-meditacao
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma das coisas mais importantes na meditação é que precisamos construir o hábito, o hábito de meditar. Por que? Porque tudo que fazemos em nossas vidas, no começo nos deixa muito animados e, depois de um tempo, nós perdemos o interesse.

Especialmente se for algum tipo de aprendizado ou transformação. Nós não conseguimos levar adiante por muito tempo. Por que? Porque existe algo chamado “a força do hábito”. Normalmente, nós dizemos que temos essa coisa intelectual, “Uau, essa ideia é muito boa…”

Quando eu era jovem, eu amava a meditação.

Quando eu praticava meditação, eu me sentia bem. Meu coração estava envolvido, havia sentimento, “Que máximo!” Mas logo depois eu não conseguia meditar com regularidade, porque eu não tinha esse hábito.

Eu meditava por quatro ou cinco dias, e depois, ficava sem meditar por duas ou três semanas.

Então eu meditava de novo. Quando o pânico vinha, eu meditava novamente. Como lidar com essa força do hábito?

Para mudar essa força do hábito, você precisa criar um novo hábito. E para criar um novo hábito precisamos seguir passo a passo.

No começo, você não consegue fazer muito. Você só faz um pouco.

E, depois, nós precisamos de tempo. Pelo menos 20 ou 30 dias.

Digamos, que talvez você queira meditar 30 minutos por dia: não comece meditando 30, e sim 15, talvez. Se você quer meditar por uma hora comece com 20 ou talvez 30 minutos. E tente pensar que, em termos de tempo, vai ser apenas por um mês – não pense que é pra sempre.

Tente fazer isso todo dia.

Mingyur Rinpoche é um professor tibetano e mestre de ensinamentos das linhagens Kagyu e Nyingma do budismo. Ele é autor de dois livros best-sellers e supervisiona a comunidade de meditação Tergar, uma rede internacional de centros de meditação budista.

Assista agora “Como desenvolver o hábito da meditação”

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *