Quem foi Buda? Um homem? Um Deus? Um príncipe? Um rebelde? Ou um apreciador da vida humana e buscador da verdade?
Em 2021, no período de 11 de maio a 10 de junho, comemoramos o Saga Dawa.
Este é considerado um dos períodos mais importantes do calendário budista e marca o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni.
Relembramos e comemoramos o completo despertar do Buda e sua movimentação incessante para benefício dos seres. Dessa forma, nada mais inspirador do que contemplar o seu exemplo e seus ensinamentos, ou seja, sua vida.
Seja com as práticas de meditação ou fazendo votos de compaixão, somos convidados a manter a nossa mente no presente, e treinar a própria motivação para trazer benefício a todos os seres.
“Evite produzir sofrimento.
Pratique benefícios verdadeiros.
Dirija sua própria mente.”
Esse é o resumo dos ensinamentos do budismo.
Qual a origem dessa série?
Essa é uma série curta, com quinze episódios. Ela foi extraída do livro Budadarma: o caminho para iluminação. O Budadarma, é uma coletânea de textos sobre a vida e os ensinamentos do Buda Shakyamuni.
As etapas da vida do Buda são relatadas de acordo com a tradição do cânone páli (Theravada) e da tradição do Veículo da Compaixão (Mahayana).
Encontramos também sinopses dos principais sutras Mahayana e somos convidados a apreciar a essência dos ensinamentos em cada um deles. Uma leitura maravilhosa essencial para quem deseja compreender os fundamentos do budismo.