Resumo sobre os seis reinos da roda da vida

resumo sobre os seis reinos
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O resumo sobre os seis reinos da vida tem como objetivo nos ajudar em sequência, a localizar, transformar e pacificar, em cada reino/emoção, os apegos, as insatisfatoriedades (dukha) e a liberação inerente em cada experiência, em si mesma. Parece complicado?

Com uma lista em mãos de situações passadas, presentes ou futuras, sentamos e acalmamos um pouco a nossa mente, isso se dá com a prática de shamata.

O passo seguinte, é olharmos com consciência mais ampla qual é reino/paisagem/emoção perturbadora que dá vida aquela situação. Contemple agora a possibilidade de liberação (3° nobre verdade) e aspire/gere a bodicita para benefício de todos os seres.

Resumo sobre os seis reinos 

Paisagem (reino) Emoção perturbadora Felicidade (segurança, esperança, conforto) Infelicidade (insegurança,medo desconforto)
Deuses mundanos(skt. Devas) Orgulho Sucesso, prazer, sensualidade, vaidade, vislumbramento, fama, presunção, magnetismo no sentido de manipular a realidade ao redor, soberba, geração e criação de novas realidades sedutoras. Autopromoção, arrogância, auto satisfação,auto-suficiência, medo de fracassar, imperfeição,intolerância a falhas
Semi-deuses(skt. Asuras) Ciúme/ inveja Rivalidade, competição, comparação, ataque, vantagem, conquista, estratégias, lucro, oportunidades Paranoia, vitória/derrota, aguerrimento, defesa, desvantagem, perda, prejuízo.
Humano Desejo e apego Paixão, projetos, aceitação/ rejeição, planejamento, nostalgia, certo/errado Doença, velhice, ambição de chegar ao reino dos deuses mundanos, mudanças
Animal Torpor, preguiça, obtusidade mental Agressividade (teimosia justificável ), acomodação, embotamento Estupidez, territorialismo, tédio
Fantasmas famintos (skt. pretas) Carência Consumo exagerado  Escassez, ganância, avareza, falta do que oferecer
Reino dos infernos Ódio e raiva Ambiente de ódio (interno / externo) Desmoronamento: sensação de frio e calor ao mesmo tempo, punição, vítimas e culpados

Que muitos possam se beneficiar!

Author Details

Ajudo pessoas a partir do Darma a se tornarem responsáveis por seus mundos internos. Desse modo, facilito a harmonia individual, familiar e social. Aluno de Lama Padma Samten desde 2011. Tutor no CEBB.

2 comentários em “Resumo sobre os seis reinos da roda da vida

  1. Pingback: 22 | Como ter equanimidade no doce e amargo das relações? | Roda do Darma

  2. Pingback: 13 | Além da carência: olhos famintos por alegria | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *