6 formas de Avidya | #3 Cegueira

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Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O primeiro elo é o cadeado que nos prende ao samsara. Prajna é sabedoria, é a chave que nos ajuda a sair desse girar em círculos de sofrimento.

As 6 formas de avidya são:

  1. Separatividade
  2. Criação
  3. Cegueira
  4. Experiência de mundo
  5. Fechamento
  6. Escuridão espiritual

Neste podcast, vamos conversar sobre o efeito do 3° aspecto de avidya: a cegueira. Se você não leu / ouviu o primeiro episódio sobre avidya e separatividade, leia aqui.  

Ajustamos a motivação, seguimos com shamata e temos Prajna como lucidez. 

Agora, nos relacionamos com as aparências como elas se apresentam. Nessa etapa, pode surgir insegurança, falta de estabilidade da Visão. E quando essa insegurança surge, a identidade fica completamente exposta.

Um exemplo prático: você está conversando com alguém e essa pessoa lhe agride verbalmente. Esse som como som, não tem poder de lhe agredir há menos que aquele carma esteja ali, exposto, ele vem à tona.

Com o poder de shamata, mantemos o foco da consciência sem se perturbar junto e em determinados lugares, eu consigo olhar aquilo e trabalhar com o que surgiu.

Quando olhamos a situação como algo trabalhável, podemos pegar esses exemplos, esses ensinamentos e tudo que experimentamos no dia a dia, se torna útil para quando sentar e ser examinado em meditação.


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Nós temos a sensação de que as situações são separadas da mente, mas não são.

Quando um problema surge, essa insegurança em relação ao controle da situação ou a uma expectativa, se torna mais familiar com o tempo. Começamos a reconhecer que a identidade não é a nossa é segurança, de fato.

Entendemos que não somos a identidade, se confundir com a identidade é a confusão.

O ponto principal não é criar teorias sobre nós mesmos e sim, localizar a experiência de liberdade diante desses pressupostos.

É sobre localizar o lugar interno de onde você dá nascimento as coisas. Esse lugar sutil, interno, é essa liberdade pouco percebida, mas sempre disponível.

Geralmente as histórias e as tragédias das identidades são sucedidas por uma ação resolutiva, por disciplina e controle.

A identidade costuma lidar com a insegurança de sua existência e portanto, também temos medo, dessa forma, em todos os seis reinos. Todos os seis reinos são movidos por insegurança.

Avidya e a cegueira

Avidya é o primeiro elo dos 12 da originação dependente.

Nosso caminho é como se estivéssemos pegado um microscópio no laboratório da vida e colocando na lâmina do microscópio o que queremos olhar com profundidade. Assim, temos como observar e discernir a natureza real dessa experiência.

Avidya é capaz de produzir separatividade, é capaz de criar coisas. Essa ação mental nos deixa cegos, ela cria uma experiência de mundo como um universo inteiro — que é a bolha — e nós ficamos trancados ali dentro, como fechamento.

Avidya também é capaz de fazer com que a gente perca a visão espiritual mais elevada possível e a gente caia em materialismo espiritual, por exemplo.

Avidya como um exercício a ser contemplado, é a questão da indiferença. O quanto deixamos de aproveitar as relações por indiferença, por exemplo?

Por engano e confusão mental, acreditamos que é a descrição mais elevada que temos sobre nós e os outros, é o que surge como a descrição da bolha, em sua totalidade.

É improvável conseguir perceber avidya sem a prática de meditação. Esse é um pré-requisito para toda essa conversa fazer sentido. Caso contrário, a mente fica muito instável igual a um liquidificador, aí não dá nem tempo de você conseguir ver essa ação da mente, o 1° elo.

Que fique claro o problema é seu reificar, ou seja, dar solidez.

Como é que eu pego um animal e digo: ali é um gato! Em vez de um panda? Se eu não tiver uma marca mental de gato, eu não vejo o gato no gato.

A cegueira vem pelo o que é visto

A experiência de criação e a cegueira vem junto.

Quanto mais eu digo que “isso é” ou “isso não é”, ou seja, caímos em extremos, mais distantes da abertura, clareza e compaixão. Nem percebemos que quanto mais rápido respondemos desse modo, mais estamos reativos. E assim seguimos repetindo os padrões autodestrutivos.

Acontece que quando começamos a olhar para essas experiências estáticas, treinamos o reconhecimento dessa mente que não dá sequência a Avidya e a originação dependente.

A sabedoria de Prajna está livre da cegueira e apenas conseguimos ver isso em contemplação.

Ouça agora: 6 formas de avidya | #3 Cegueira



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Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

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