#8 |Como lidar com o carma na prática?

Esse artigo faz parte da série Os Quatro Pensamentos Que Transformam a mente com 12 publicações
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É possível lidar com o carma? Você já ouviu algo a respeito? No contexto dos quatro pensamentos que transformam a mente, a contemplação desse ensinamento junto a vida humana preciosa, a impermanência e o sofrimento, são como vacinas para purificar o nosso auto-centramento e nos reapropriarmos do caminho, da bodicita.

Se pularmos essas práticas de base, a fundação do caminho, a nossa motivação se torna paralela com as aspirações usuais do samsara. “Eu irei meditar porque preciso melhorar isso e aquilo. Vou meditar para poder ter sucesso.”

Você já parou para se perguntar onde começa e termina a fronteira, entre a felicidade e o sofrimento? Será que o carma é um processo de sorte e azar do universo contra mim? Precisamos realmente acordar e perceber que temos estruturas internas que falam e pensam por nós.

Quem pensa e fala por nós?

Quando esses impulsos eclodem, elas causam estragos para nós e os outros. Entendemos que aquilo que brilha aos nossos olhos surge e se movimenta de modo autônomo. Nem sempre isso nos é favorável…

Nesse podcast, abordaremos como lidar com o carma de forma mais ampla – nós nos sentimos mais seguros em uma viagem quando sabemos com precisão o início, meio e fim do trajeto. A fim de não perder nenhum detalhe da viagem.

Nos próximos encontros, destrincharemos ainda mais esse tema. Nós vamos nos reapropriar da nossa vida. Sem adiar mais tempo para depois, olhamos para dentro. Discriminamos os padrões de hábitos nocivos, na verdade, os carmas primários e secundários.

Que muitos possam se beneficiar!

Para aproveitar os estudos:

  • Escute a gravação do estudo no podcast;

  • Enriqueça a sua compreensão: Procure exemplos em sua vida com pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.

  • Anote os exemplos ou as eventuais dúvidas. Se preferir, compartilhe com o grupo de apoio suas experiências ou entre em contato para um acompanhamento individual.

Podcast

A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:

Arte e edição de aúdio por @lordbrito

É aluno de Lama Padma Samten. Desde 2011, tem sua atenção e curiosidade roubadas pela meditação e a sabedoria milenar do Darma de Buda. É tutor do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB, sob orientação de seu mestre.

Se liga na série<< Reflexões sobre o tempo e o Covid-19 por Dzigar Kongtrul Rinpoche#9 – Podcast | Mapeando os carmas latentes >>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *