Mapeando as quatro nobres verdades e as dificuldades no caminho

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Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quando mapeamos as quatro nobres verdades e as dificuldades no caminho, há uma real possibilidade de ultrapassarmos o lodo (causas do sofrimento) e água (sintomas do sofrimento) que constantemente nos mantém reféns ao samsara.

Essa é uma transcrição livre dos ensinamentos lecionados por Lama Padma Samten no CEBB Alto Paraíso (GO), no mês de julho, em 2019. Ela deve ser usada como estudo pessoal, um apoio e incentivo ao caminho do Darma, sua compreensão e superação de eventuais obstáculos no caminho. 

Que muitos seres possam se beneficiar!  

O papel dos encontros estruturados 

  • Os encontros como os retiros são estruturados com uma agenda de práticas e   atividades. Além da inclinação pessoal, temos o aprendizado que é o próprio obstáculo que surgir. No cotidiano usual somos demandados o tempo pelo entorno. Assim, o encontro “empacotado” nos ajuda com uma rotina de prática regular e o processo de remoção de obstáculos. 

O caminho como um processo de transformação das dificuldades

  • Pensar, contemplar e repousar estão intimamente ligados à visão (visão, meditação e ação; Etapas do treinamento). Ensinamentos de Garab Dorje. Nos centros Nyingma, em especial, nós temos essa como sendo a visão principal, na perspectiva Vajrayana; 
  • As quatro nobres verdades e o caminho de oito passos (4NV e o NC8) são os ensinamentos principais do budismo e foram ensinados pelo próprio Buda Sakyamuni;
  • Se por acaso nós nos sentirmos perdidos diante da vastidão de ensinamentos disponíveis, as possíveis interpretações e contradições, não tem mistério: qual a linhagem do Buda? As quatro nobres verdades e o caminho de oito passos;
  • Se quisermos andar rápido, é bom termos os mapas das 4NV e o NC8. Nós encontramos os exemplos nos vários ensinamentos e formas possíveis; 
  • A prática de Shamata só irá funcionar, se as conexões cármicas estiverem purificadas; 
  • Para podermos avançar na meditação, nós precisamos liberar as nossas conexões cármicas (quadro de 240 itens). Quando fazemos silêncio, nós estamos dentro de um espaço interno. Ali vão aparecer as coisas que nos perturbam… 
  • Se ainda tivermos muitos projetos de vida, isso significa que não contemplamos com profundidade o Ngondro. Nossas preliminares são as três primeiras nobres verdades e a quarta é a decorrência disso. 
  • O próprio Buda percorreu esse caminho e o descreveu. Isso não está conectado a uma cultura de um povo, por exemplo, isso é universal.

Para que serve o treinamento da mente? 

  • Não conseguimos sentar e acessar os ensinamentos diretamente porque a nossa mente está tumultuada, tem resíduos de vários sentidos. Nós não completamos as preliminares direito;
  • Podemos ter a sensação de estarmos fazendo a prática e o lugar onde estamos, tudo ao nosso redor não está sendo purificado, ele ainda é o samsara… ; 

Controle de qualidade quanto as dificuldades

  • Nós só conseguimos acessar as práticas mais elaboradas dentro da mandala Vajra. Podemos até receber as instruções sobre os bardos, seis selos, Dzogchen, Mahamudra, etc. Para acessar a mandala Vajra, precisamos realmente acumular as práticas anteriores;
  • Se eu olho e vejo o mundo como algo comum, eu não consigo acessar a sabedoria que está sendo oferecida como um “néctar numa tigela dourada”. Ao mesmo tempo, isso não é algo obscuro, felizmente! 
  • Nós precisamos é sentar e ver as 4NV e seguir. Essa, na minha opinião (Lama Padma Samten), é uma estrutura virtuosa. Isso é o que o Buda fez! Se não fosse isso, não existiria o budismo. Essa é uma estrutura vitoriosa. 

Aprofundamento em visão | Importância do pensar, contemplar e repousar 

  • No que diz respeito a estudar, isso significa Pensar, contemplar e repousar, não é apenas ler! Ler é o pensar. Temos que encontrar os exemplos, se não encontramos os exemplos aquilo não funciona. Os exemplos é que irão transformar a experiência de visão da pessoa;
  • Isso é algo intuitivo, é bem parecido em termos de uma posição crítica. Tentamos nos posicionar num posicionamento mais agudo. Nagarjuna é um exemplo que aponta nessa linha do raciocínio; 

Prática individual e em grupo

  • Quando fazemos isso em grupo, tá bem. Mas isso pode parecer artificial. Melhor é quando vai se tornando natural, olhamos e paramos; 
  • Se estamos em grupo, nós podemos dar um tempo para ver o que surge de contemplação no outro. Dar um tempo para ver o que surge de cada ciclo de contemplação. Anotamos o que foi contemplado e nos encontramos para ver os exemplos;
  • Então, somos convidados a ver as coisas que não víamos… podemos compartilhar as experiências uns com os outros. É interessante que as pessoas contribuam com seus exemplos e suas experiências… 

Considerações finais sobre as dificuldades no caminho

  • Se temos uma estrutura dessas, acessível, nós não teremos mais vontade de sair de um lugar como um centro de retiros.Estudamos um pouco, meditamos um pouco. Refazemos os votos de bodicita. O caminho para isso realmente acontecer são as 4NV e o NC8. Por exemplo, o rapaz do filme samsara não tinha tomado refúgio verdadeiramente, ele não viu os detalhes das 4NV;

**Capa de piviso por Pixabay

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

4 comentários em “Mapeando as quatro nobres verdades e as dificuldades no caminho

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